Apoio ao discente

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

As atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o
reconhecimento por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno,
inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, incluindo a prática de estudos e atividades
independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações
com o mundo do trabalho e com as ações de extensão junto à comunidade. (Parecer do
Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino de Educação: 134 de 04/06/2003)

Regulamento das Atividades Complementares

Procedimentos para inserir as atividades complementares no sistema


ESTÁGIO SUPERVISIONADO NÃO OBRIGATÓRIO (remunerado)

O estágio não obrigatório é uma modalidade de estágio prevista pela legislação brasileira (Lei 11.788/2008) que não é obrigatória para a conclusão do curso, mas é uma oportunidade oferecida aos estudantes para complementar sua formação acadêmica e adquirir experiência prática na área de atuação. Diferentemente do estágio obrigatório, no estágio não obrigatório o estudante não precisa cumprir uma carga horária mínima para se formar, embora ainda possa receber orientação e supervisão de um profissional da área. Geralmente, o estágio não obrigatório é remunerado, mas isso pode variar de acordo com a política da empresa contratante.

Mais informações na página do Núcleo de Oportunidades


EXTENSÃO

A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular.

Atuação na área da extensão identificando as situações-problema na sua região de abrangência, com vistas à otimização do ensino e da pesquisa, contribuindo, desse modo, para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da comunidade acadêmica. Os programas de extensão deverão privilegiar as ações interdisciplinares, que reúnam áreas diferentes em torno de objetivos comuns.

Legislação da Extensão

Regulamento da Extensão

Fluxo de Organização da Extensão

Inscreva-se para Monitoria de Extensão


MONITORIA

A implantação do projeto de monitoria para o curso vem ao encontro do que contempla a L.D.B. de Nº 9.394/96, em seu Artigo 84, “os discentes da Educação Superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.

É importante a função do monitor, pois lhe possibilitará tornar-se parte fundamental no processo ensino-aprendizagem. Essa função funciona como uma alternativa que desperta vocação para a docência a ser exercida talvez em futuro próximo, e para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão.

Manual de Monitoria

Inscreva-se para a Monitoria Administrativa ou de Disciplina


NIVELAMENTO

O material disponibilizado serve de aulas de reforço para resgatar eventuais deficiências relativas a conteúdos do ensino médio para que os alunos tenham mais facilidade no aprendizado das referidas disciplinas e obtenham um melhor desempenho ao longo do semestre. Essas atividades estão disponíveis em forma de apostila.

Nivelamento de Português

Nivelamento de Matemática


PESQUISA

Com o objetivo de integrar os alunos do curso no processo de pesquisa que será desenvolvido pela Faculdade São Francisco de Assis, são promovidas atividades de Iniciação Científica, instituindo mecanismos que promovam a participação discente em atividades científicas, com ênfase para a pesquisa aplicada que busque conhecimentos que promovam a eficiência das empresas da comunidade como a Publicação de Artigos de alunos na Revista da Faculdade São Francisco de Assis;.
O foco principal dessas práticas é integrar o aluno do curso com o conceito de pesquisa, dentro do contexto de iniciação científica, fundamental para o desenvolvimento do espírito acadêmico buscado pela Faculdade São Francisco de Assis.

Inscreva-se para Monitoria no Laboratório de Pesquisa

Edital 01/2024 – Iniciação Científica

Pular para o conteúdo