Principais acontecimentos

Colegas da computação apresentam pesquisa na ERAD 2018
O fórum de iniciativa cientifica reúne acadêmicos e profissionais da área desde 2001.

 

Foto: Divulgação ERAD

 

O artigo dos alunos Arthur Cunha Silveira e Jonatha Pereira Silveira do curso Ciência da Computação (CC), sob a orientação do professor Arthur Francisco Lorenzon, foi aceito para apresentação e publicação na Escola Regional de Alto Desempenho (ERAD).  O artigo “Comparação do Desempenho de Diferentes Compiladores em Ambientes Virtualizados através de Aplicações Paralelas” foi exposto para profissionais e acadêmicos da área no Centro de Eventos do Instituto de Informática (INF) da UFRGS.

O evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Comissão Regional de Alto Desempenho do Estado do Rio Grande do Sul ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de abril deste ano A participação dos alunos da Faculdade São Francisco de Assis (FSFA) aconteceu no último dia, sexta-feira às 15h e 30min e encerrou as apresentações, desta que foi a 18º edição.

 

Da esquerda para a direita Arthur e Jonatha  Foto: Vinny Vanoni /Agência Frade

 

Essa é a primeira vez que os colegas participam do evento e conforme eles, os objetivos principais são agregar novos conhecimentos a área e consequentemente somar experiência a vida acadêmica.

“Esta é a primeira vez que participo de um evento desse tipo. Considero interessante à medida que, exposições desse tipo nos trazem experiência, o que é essencial para quem deseja seguir na carreira acadêmica”, disse Jonatha.

“Eu já havia participado de um evento parecido no IPA, mas no ERAD é minha primeira vez. Aqui temos mais visibilidade entre colegas e professores que, diga-se de passagem, são os melhores do Rio grande do Sul na área”, comentou Arthur.

O artigo apresenta um estudo experimental com relação ao desempenho dos principais compiladores usados hoje em dia. Uma possível solução para evitar a subutilização dos recursos computacionais através da virtualização, onde diferentes versões de sistemas e aplicações paralelas podem ser executadas ao mesmo tempo. É possível aproveitar o hardware disponível de um único computador para a execução de sistemas operacionais com objetivos diferentes.

A ERAD é uma oportunidade onde é possível conhecer as novas tendências da computação. “Nas apresentações foi possível constatar que o pessoal está bem empenhado. Nesses eventos se tem uma ideia do que acontece nos bastidores. Nós sabemos das novas tecnologias quando elas surgem na mídia, mas são nos laboratórios que surgem as propostas. E a partir de estudos e experimentos se constrói novas ferramentas para atender as necessidades que o mercado ainda não atende”, complementa Jonatha.

Ao final desse semestre (2018/1) a FSFA terá sua primeira turma de formados em Ciência da Computação. Reconhecidos pelo Ministério da Educação, os próximos passos visam qualificar ainda mais o corpo docente e fomentar a pesquisa de Iniciação Cientifica entre alunos.

“Este tipo de iniciativa (apresentação na ERAD) é muito importante, pois, insere o curso da São Francisco na comunidade acadêmica, contribui para a pesquisa como um todo e aproxima outras Instituições de ensino superior da nossa. Os alunos participam de eventos externos e com isso aumentam seu networking, além de estimular à pesquisa científica” nos escreve o coordenador do curso Everaldo Daronco. 

 

Fechamento do evento Foto: Vinny Vanoni /Agência Frade

 

ERAD – Escola Regional de Alto Desempenho

A ERAD é um fórum regular e itinerante que acontece anualmente no Rio Grande Sul, mas que devido à participação de acadêmicos de fora do estado, já pode ser considerada um acontecimento nacional. O evento é resultado da iniciativa de professores da área que, em 2001 decidiram se unir para proporcionar uma complementação na formação de pessoas da área.

Sob a tutela da Sociedade Brasileira da Computação (SBC), a Comissão Regional de Alto Desempenho (CRAD) promove o evento que, possibilita o encontro de acadêmicos dos mais diferentes níveis, profissionais pós-graduados e empresas do mercado. A próxima edição está marcada para acontecer na cidade de Três de Maio/RS na Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM), ainda sem data.

O evento também serve como um laboratório para que os estudantes possam submeter seus trabalhos a revisão de especialistas e posteriormente apresentarem a defesa da sua ideia. Também serve para dar visibilidade e promover a área da computação diante das empresas que figuram no mercado e possibilita, para todas as partes envolvidas, oportunidades de qualificação.

 

Crédito: Redação da Frade Comunicação - Agência Experimental dos Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

 

 




0 comentários



    Postar um novo comentário






    voltar