Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

     

O publicitário formado pelo curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis terá como base de sua formação as atividades técnicas de criação e produção publicitária aliado aos subsídios da formação analítica e de planejamento de marketing, juntamente com a articulação como gestor de comunicação.

Considerando o mercado publicitário e a velocidade das transformações cotidianas, que impactam nas demandas de comunicação, percebe-se que é necessário formar um profissional dinâmico que reconheça as necessidades de seus clientes, muito além da criação publicitária. 

Faça parte do nosso time de Profissionais de Futuro.

 

As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 50%. 

SOLICITE A SUA agora mesmo.

 

O Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda foi autorizado pela Portaria 331 de 27 de maio de 2014 - D.O.U de 28 de maio de 2014.

O profissional egresso do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda terá uma formação geral que garanta a identidade do Curso como de Comunicação, caracterizada por:

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área,  adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo  de  trabalho  possibilitando  o  entendimento  da  dinâmica  das  diversas  modalidades comunicacionais e das suas relações  com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários   para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os  objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e  institucionais;
  • tradução  em  objetivos  e  procedimentos  de  comunicação  apropriados  aos  objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • planejamento,  criação,  produção,  difusão  e  gestão  da  comunicação  publicitária,  de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

O futuro profissional de Publicidade e Propaganda  deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Coordenadora: Profa. Mestre Andreia Castiglia Fernandes
e-mail: pp@saofranciscodeassis.edu.br

Adriana Capaverde

Currículo lattes:

Andrea Ferrás Wolwacz

Possui doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Especialista em Ensino Avançado de língua Inglesa e possui Licenciatura em Letras ? Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (1999) e Licenciatura em História (1989) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do curso de Graduação em Letras da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, Faculdade Porto-Alegrense - FAPA e do curso de Ciência da Computação da Faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Inglesa e ensino de Língua Inglesa e Produção Textual em Língua Inglesa. É pesquisadora em Literaturas de Língua Inglesa: Literatura, Imaginário e História, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.
 

Andréia Castiglia Fernandes

Doutora em Ciências da Educação pela Universidad Evangelica Del Paraguay, com mestrado em Economia pela UFRGS e graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993). Atualmente é COORDENADORA do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Faculdade São Francisco de Assis - Unifin e PUBLICITÁRIA na LOOZ Assessoria em Comunicação e Marketing LTDA.

e-mail: andreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental - Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado - en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Felipe Couto de Assis Brasil

e-mail: felipe.brasil@saofranciscodeassis.edu.br


 

 Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

 
 

Graziela Hansen

 
Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale, Especialização em Comunicação Estratégica pelo SENAC, Formação Pedagógica de Docentes pelo ISEI e é mestre em Administração com Ênfase em Estratégias de Marketing pela UNISC. Atualmente é docente em cursos de graduação em Comunicação Social e Fotografia. Apresenta experiência como Gerente de Comunicação em instituição de ensino. É fotógrafa publicitária com experiência em estúdio e laboratório químico.
 
e-mail: 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5540772336277415
 
 

Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi - ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

 
 

 

Rafael Dexheimer Cappelatti

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale (2007). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Marketing, Atendimento e Planejamento Publicitário e Fotografia. Atualmente trabalha como Coordenador de Atendimento em agência de propaganda e também como professor universitário em disciplinas de fotografia. Pós-graduando em MBA de Gestão de Marketing e Vendas pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo - RS.

e-mail: rafaelcapelatti@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0495810016037075


Rebel Zambrano Machado

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutoranda do PPSS e integra o núcleo de pesquisa NETSI/PUCRS. É Especialista em Saúde vinculada a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, professora de pós-graduação convidada de diversas Universidades, entre elas IMED, FSG, Centro Educacional São Camilo - União Camiliana, Sistema Educacional Galileu; professora titular dos cursos de Administração, Contábeis, Psicologia e Direito, orientadora de estágio e de TCC, Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade São Francisco de Assis. Pesquisadora, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, políticas públicas e ações em saúde, gestão de pessoas, cadeia produtiva, interdisciplinaridade e integração escola/comunidade.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renata Oliveira de Oliveira  

Publicitária, professora e Consultora de Empresas. Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas (1993). Pós graduada em Administração de Marketing pela ULBRA (1998), em Sistemas de Informação para E-business pela UCPel (2003) e Formação Docente pelo IFSul (2005). Mestre em Educação pela UFPel (2007). Estuda Administração na UNINTER. Tem experiência na área de Comunicação e Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, comunicação, design, publicidade, publicidade digital, administração, serviços, comportamento do consumidor e pesquisa. Em educação, possui experiência com formação docente, educação e comunicação e tecnologias educacionais. Ministra cursos para diversas empresas da região.

e-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164

 


Sheron Helena Martins das Neves

Atualmente é Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS, instituição onde também graduou-se como Bacharel em Publicidade e Propaganda em 1993. É Mestre (MA) em História das Mídias Visuais (2005) e Mestre (MPhil) em Estudos de Mídia (2014), ambos os títulos obtidos pela Birkbeck, University of London. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Branding, Cinema, Televisão e Video, tendo trabalhado no marketing de veículos de comunicação (RBS), da indústria de calçados (Grendene) e de computadores (Dell), além de passagens por agência de publicidade (UPPER) e produtoras de vídeo (Zeppelin). Na Inglaterra, trabalhou em projetos de pesquisa da University of London e do London College of Fashion, além de organizar de conferências acadêmicas em ambas instituições. Leciona em cursos de pós-graduação na ESPM-Sul (Branding, Marketing Digital e Narrativas Multimídia) e UNISINOS (Televisão e Convergência Digital), além do curso de graduação em Publicidade e Propaganda na UNIFIN. Trabalha também como consultora para empresas nas áreas de comunicação, marketing, branding e criação de conteúdo audiovisual para redes sociais.

e-mail: sheron@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5155899163527417


 Vânia Rosa da Silva

Maestria en Políticas y Administración de la Educación pela UNTREF - Universidade de Tres de Febrero de Buenos Aires - Argentina (em andamento) ; Especialista na Educação Inclusiva, Especialista na Educação de Surdos, Especialista na Educação Especial, Graduação em Pedagogia- Educação Infantil e Séries Iniciais e Disciplinas do Magistério pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é empresária administrativa pela empresa Vania Rosa da Silva Cia Ltda, prestando assessoria à empresas que têm surdos no seu quadro funcional e deficientes em geral; Intérprete e professora em LIBRAS com certificação em PROLIBRAS / MEC. Intérprete na Secretaria de Acessibilidade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - SMACIS, Professora de Libras UNIFIN-União das Faculdades de Negócios - São Francisco de Assis, Professora de Libras na Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

 

O Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda tem carga-horária de 2.960 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03min às 22h40min, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2018

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

 

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse os professores através do item: Corpo Docente

Titulação:
e-mail: professores@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: