Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

     

O publicitário formado pelo curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Faculdade São Francisco de Assis terá como base de sua formação as atividades técnicas de criação e produção publicitária aliado aos subsídios da formação analítica e de planejamento de marketing, juntamente com a articulação como gestor de comunicação.

Considerando o mercado publicitário e a velocidade das transformações cotidianas, que impactam nas demandas de comunicação, percebe-se que é necessário formar um profissional dinâmico que reconheça as necessidades de seus clientes, muito além da criação publicitária. 

Faça parte do nosso time de Profissionais de Futuro.

As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 55%. 

SOLICITE A SUA agora mesmo.

 

O Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda foi autorizado pela Portaria 331 de 27 de maio de 2014 - D.O.U de 28 de maio de 2014.

O profissional egresso do Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda terá uma formação geral que garanta a identidade do Curso como de Comunicação, caracterizada por:

  • sua capacidade de criação, produção, distribuição, recepção, e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e a suas inserções culturais, políticas e econômicas;
  • sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área,  adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo;
  • sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo  de  trabalho  possibilitando  o  entendimento  da  dinâmica  das  diversas  modalidades comunicacionais e das suas relações  com os processos sociais que as originam e que destas decorrem;
  • utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício do poder na comunicação, sobre os constrangimentos a que a comunicação pode ser submetida, sobre as repercussões sociais que enseja e ainda sobre as necessidades da sociedade contemporânea em relação à comunicação social;
  • conhecimento e domínio de técnicas e instrumentos necessários   para a proposição e execução de soluções de comunicação eficazes para os  objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e  institucionais;
  • tradução  em  objetivos  e  procedimentos  de  comunicação  apropriados  aos  objetivos institucionais, empresariais e mercadológicos;
  • planejamento,  criação,  produção,  difusão  e  gestão  da  comunicação  publicitária,  de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria publicitária de informação.

O futuro profissional de Publicidade e Propaganda  deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Comunicação Social - Jornalismo ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Coordenadora: Profa. Mestre Andreia Castiglia Fernandes
e-mail: pp@saofranciscodeassis.edu.br

Andrea Ferrás Wolwacz

Possui Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2014, Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2012, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Estudos Avançados de Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2001, Graduação em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999 e Graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989.
 

Andréia Castiglia Fernandes

Possui Doutorado em Ciencias de La Educación pela Universidad Nihon Gakko em andamento, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1993.

e-mail: andreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2014, Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2010 e Graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2004.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Beatriz Viana dos Santos

Possui Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2004 e Graduação em Licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1990.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Cândida Maria Praia Carravetta de Carli

Possui Especialização em MBA Marketing Estratégico pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, em andamento, Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010, Especialização em Comunicação, Gestão e Marketing Turístico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2007, Especialização em Expressão Gráfica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2005, Graduação em Faculdade de Formação de Professores pela Instituição Educacional São Judas Tadeu no ano de 1982 e Graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: candida@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://Lattes.cnpq.br/9651262490194985


Edson Roberto Oaigen

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no ano de 1995, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1990, Especialização em Pós Graduação Em Nível de Latu Sensu Em Biologia pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul no ano de 1982, Graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, no ano de 1980 e Graduação em Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul  no ano de 1972.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui Doutorado em C Econ y Empresariales Convalid Usp C Contábeis pela Universidad de Deusto no ano de 1997, Especialização Em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1982, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1980 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1967.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Felipe Couto de Assis Brasil

e-mail: felipe.brasil@saofranciscodeassis.edu.br


Fernando Simões Antunes Junior 

Graduado em Jornalismo (2002), recebeu o título de mestre em Comunicação Social em 2009 e é doutorando pelo PPGCOM da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Coach Practitioner em Programação Neurolingupistica pelo Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Já atuou como Professor Substituto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também foi professor no Centro Universitário Metodista IPA e na Faculdades São Francisco de Assis (Unifin). Atualmente é bolsista Capes e seu objeto de pesquisa é o uso das emoções na construção da retórica midiática e seus impactos no comportamento humano. Enquanto comunicador, já atuou como editor de conteúdo do website do Jornal Correio do Povo, repórter de TV do SBT RS e documentarista da Coomunica-Cooperativa de Comunicação. Também tem experiência em outras áreas do jornalismo, com ênfase em Assessoria de Imprensa e Jornalismo Especializado (Empresarial, Comunitário, Científico), Fotojornalismo e Webjornalismo.

e-mail: fernandoantunes@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9419422945706200


 

 Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

 
 

Otávio Borsa Antonello

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2001, Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997.

 
 

Rafael Dexheimer Cappelatti

Possui Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale, FEEVALE, no ano de 2007.

e-mail: rafaelcapelatti@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0495810016037075


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Progragra de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Renata Oliveira de Oliveira  

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, no ano de 2007, Especialização em Programa Especial de Form. Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, no ano de 2004, Especialização em Sistemas de Informação para e-Business pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, no ano de 2003, Especialização em Administração de Marketing pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 1998 e Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, no ano de 1993.

e-mail: renatagarcez@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7010303600595164

 


Sheron Helena Martins das Neves

Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela PUCRS (1993) e Mestre em História das Mídias Visuais pela Birkbeck, University of London (2005). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Branding, Cinema e Televisão, tendo trabalhado no marketing de veículos de comunicação (RBS), da indústria de calçados (Grendene) e de computadores (Dell), além de passagens por agências de publicidade (UPPER e Martins & Andrade) e produtoras de comerciais (Zeppelin). Na Inglaterra, trabalhou em projetos de pesquisa da University of London e do London College of Fashion, além de organizar de conferências acadêmicas em ambas instituições. Atualmente finalizando MPhil em Estudos de Televisão pela Birkbeck, University of London, e pesquisando a influência das mídias sociais no comportamento da audiência e no branding, a TV social, o branded entertainment e o transmídia storytelling. Leciona na PUCRS (especialização Branding de Conexão) e na UNISINOS (especialização Televisão e Convergência Digital), além de coordernar o curso Storytelling e Transmídia para Marcas na ESPM-Sul.

e-mail: sheron@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5155899163527417


 Vânia Rosa da Silva

Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2010, Especialização em Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci no ano de 2008, Especialização em Capacitação em Formação de Professores para a ed.e. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Aperfeiçoamento em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2009, Aperfeiçoamento em multiplicadores de surdocegueira e deficiência mul. Pelo Ministério da Educação, MEC, no ano de 2007 e Graduação em Pedagogia- Ed.Infantil e Séries Iniciais e discipl. Pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2003.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

 

O Curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda tem carga-horária de 2.960 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03min às 22h40min, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2017

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

 

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse os professores através do item: Corpo Docente

Titulação:
e-mail: professores@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: