Tecnólogo em Marketing

     

O curso superior de Tecnologia em Marketing tem duração de dois anos e meio oferecido na modalidade presencial. Esta formação prepara os profissionais que têm papel estratégico para as organizações.

O Tecnólogo em Marketing identifica tendências do mercado consumidor, estuda oportunidades para venda de produtos e serviços e elabora campanhas com fins comerciais. Sua principal função é satisfazer clientes e garantir retorno positivo para marcas e empresas.

 
 
As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 55%. 
 

SOLICITE A SUA agora mesmo.

 
O Curso de Tecnólogo em Marketing foi autorizado pela Portaria 516 de 14 de agosto de 2014 - D.O.U de 15 de agosto de 2014.
 
O profissional egresso do curso superior de tecnologia em marketing terá uma forte formação com perfil de executivo de empresas, estando apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio e de grande porte. 
O curso superior de tecnologia em marketing possibilitará que o futuro egresso desempenhe funções de executivo de instituições públicas e privadas. 
 
O curso superior de tecnologia em marketing deverá fornecer condições para que o profissional tenha capacidade de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do profissional de marketing, seguindo os parâmetros definidos pelas Diretrizes Curriculares do curso superior de tecnologia em marketing.
 
O futuro profissional de marketing formado pela instituição deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:
  • um ponto de vista objetivo e independente;
  • domínio da competência técnica e das habilitações necessárias;
  • desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade;
  • reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.
Assim, buscaremos inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.
 
No projeto pedagógico do curso superior de tecnologia em marketing serão observados os preceitos das diretrizes curriculares.  Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 5 semestres letivos e, no máximo em 7 anos.
 
Os programas das disciplinas do curso superior de tecnologia em marketing têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos administrativos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação do curso superior de tecnologia em marketing estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação na área de marketing para o futuro egresso da Faculdade São Francisco de Assis.
 
Assim, o curso superior de tecnologia em marketing deverá possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:
  • reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
  • desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
  • refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
  • desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
  • desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
  • desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;
  • desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais. 
De um modo específico, o egresso do curso superior de tecnologia em marketing estará apto a desempenhar todas as funções inerentes a um profissional da área de marketing. Portanto, o curso superior de tecnologia em marketing, busca criar condições para que o egresso seja capacitado a:
  • Compreender as questões científicas, técnicas, sociais, econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão;
  • Desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do profissional de Marketing.
  • Interdisciplinaridade do curso superior de tecnologia em marketing.
O projeto pedagógico do curso superior de tecnologia em marketing busca um processo de construção interdisciplinar, contanto com a atuação conjunta entre alunos, professores, comunidade organizada e direção.
 
Esse contexto se insere na orientação do Parecer CNE/CES 776/97 que determina que os  cursos  de  graduação devem incentivar uma sólida formação geral, necessária para que o futuro graduado possa vir a superar os desafios de renovadas condições de  exercício  profissional  e  de  produção  do  conhecimento,  permitindo variados tipos de formação e habilitações diferenciadas em um mesmo programa.
 
A Faculdade São Francisco de Assis vê o profissional de marketing como um profissional que deve possuir habilidades interdisciplinares, com capacidade de elaborar estratégias de vendas que atraiam e mantenham clientes.
Esse processo de interdisciplinaridade do curso superior de tecnologia em marketing permite que os alunos vejam o curso sobre outra perspectiva que não somente a do marketing. O currículo, portanto, proporciona para o discente um processo de construção de habilidades e competências que vão além do conjunto de atribuições dos profissionais do marketing.

 

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo ao longo do período de realização. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Coordenador: Prof. Dr. Paulo Roberto Pinheiro
e-mail: tecnologo.marketing@saofranciscodeassis.edu.br

Alexandre Alberto Werlang dos Santos

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013, Graduação em Direto pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1995.

e-mail: alexandre@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6510735604172443


Andrea Ferrás Wolwacz

Possui Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2014, Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2012, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Estudos Avançados de Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2001, Graduação em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999 e Graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989.


Andréia Castiglia Fernandes

Possui Doutorado em Ciencias de La Educación pela Universidad Nihon Gakko em andamento, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1993.

e-mail: andreia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4854003353706170


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


 

Beatriz Viana dos Santos

Possui Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2004 e Graduação em Licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1990.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Bruno Cecconi Fulginiti

Possui Mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010.

e-mail: bruno@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5903235985731493


Edson Roberto Oaigen

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no ano de 1995, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1990, Especialização em Pós Graduação Em Nível de Latu Sensu Em Biologia pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul no ano de 1982, Graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, no ano de 1980 e Graduação em Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul  no ano de 1972.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui Doutorado em C Econ y Empresariales Convalid Usp C Contábeis pela Universidad de Deusto no ano de 1997, Especialização Em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1982, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1980 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1967.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Eva Seloi Santos Sarmento

Possui Mestrado Profissional em Gestão e Negócios concluído em 2015 na UNISINOS; graduada em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006)com Pós Graduação em Gestão de Recursos Humanos pela FEEVALE concluído em 2009. Tem experiencia na área estratégica de gestão de pessoas da CAIXA. Gestora de diversas unidades da CAIXA. É Instrutora Estratégica da CAIXA atuando em diversas ações educacionais, destacando: Desenvolvimento de Habilidades Gerenciais, Liderança e Resultados Sustentáveis e Integração o Papel do Gestor que são ações direcionadas à líderes/gestores; Ambientação à CAIXA e Ambientação à Agência que são ações educacionais direcionadas aos empregados admitidos através de concurso público. Certificada pela Franklin Covey para mediar o Curso os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes para os líderes da CAIXA. Participou de grupo de trabalho que desenvolveu o novo Programa de Integração aos novos empregados admitidos a CAIXA. Coordenou por três anos o Plano de Saúde CAIXA para todo os estado do Rio Grande do Sul, sendo esta coordenação responsável por todos os credenciamentos de profissionais do estado e o atendimento para mais de 20.000 beneficiários do plano de saúde do estado. Atualmente além de suas atribuições na CAIXA, participa como Professora Convidada no MBA em Gestão Empresarial módulo Gestão Estratégica de Pessoal.

e-mail: eva@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2595579836697922


Evaldo Reis Furtado Junior

Possui doutorado em Teologia pela EST, tese sobre Engajamento e valores corporativos. Mestre em Teologia também pela EST- linha de pesquisa em Gestão e Ética, dissertação sobre Mobbing, o bullying corporativo. Pós-graduado em Educação pela PUCRS e Bacharel em Administração de Empresas.

e-mail: evaldo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8605818294004445


Fernando Florentino da Silva

Possui Mestrado em Economia com Ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, em andamento, Especialização em MBE Controladoria, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013, Especialização em Finanças e Gestão Empresarial pela União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda., no ano de 2012 e Graduação em Ciências Contábeis pela União das Faculdades Integradas de Negócios Ltda., no ano de 2010.

e-mail: fernando@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9470766377155122


Flávio Henriques Fulginiti

Possui Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos no ano de 1992 e Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987.

e-mail: flavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3344391681870146


Frederike Monika Budiner Mette

Possui Doutorado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Economia e Finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2007 e Graduação em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005.

e-mail: frederike@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0047650124992883


Gilberto de Oliveira Kloeckener

Possui Doutorado em Finanças por The London School Of Economics And Political Science, no ano de 1992, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1980 e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1976.

e-mail: gilberto@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781123T0


Jaqueline da Rosa Monteiro

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013, Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2009, Especialização em 3º ano Aperfeiçoamento Especializado em Saúde Ment. Pela Escola de Saúde Pública no ano de 2002, Especialização em Residência Integrada em Saúde pela Escola da Saúde Pública no ano de 2001, Especialização em Psicopedagogia pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP, no ano de 1996 e Graduação em Psicologia pela Universidade da Região da Campanha, URCAMP no ano de 1995.

e-mail: jaqueline@saofranciscodeassis.com.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1234392574223681


Jonny Werlang Berger

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2010, Especialização em MBA em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2008 e Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2000.

e-mail: jonny@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3440665286304782


José Luiz dos Santos

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1990.

e-mail: joseluiz@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6963651508281563


 

Lisiane Hauser

Possui Doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, em andamento, Mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2012 e Graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2008.

e-mail: lisianehauser@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2273595289585167


Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

e-mail: lucas@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037


Marcelo Santos Nunes

Possui Mestrado Em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização Em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997 e Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1990.

e-mail: nunes@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4085915047597842


Marta Regina Oaigen Trindade

e-mail: marta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9680130578490736


Nilson Perinazzo Machado

Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1995 e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1992.

e-mail: nperinazzo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2711281840591733


Oly Azevedo Neto

Possui Mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, em andamento, Especialização em Formação Pedagógica para o Ensino Superior pela Faculdades QI, no ano de 2011 e Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, no ano de 2003.

e-mail: oly@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9701531340409666


Otávio Borsa Antonello

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2001, Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997.

e-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Patrícia Ullmann Palermo

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2003.

e-mail: patipalermo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Paulo Roberto Pinheiro

Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização em Contabilidade - Custos e Orçamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1989 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1983.

e-mail: p.pinheiro@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3188286546713996


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


 

Vânia Rosa da Silva

Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2010, Especialização em Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci no ano de 2008, Especialização em Capacitação em Formação de Professores para a ed.e. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Aperfeiçoamento em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2009, Aperfeiçoamento em multiplicadores de surdocegueira e deficiência mul. Pelo Ministério da Educação, MEC, no ano de 2007 e Graduação em Pedagogia- Ed.Infantil e Séries Iniciais e discipl. Pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2003.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

 
 

O Curso de Técnologo em Marketing tem carga-horária de 1.664 horas/relógio realizado em 5 (cinco) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03 às 22h40, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2018

Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

Em manutenção

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse os professores através do item: Corpo Docente

Titulação:
e-mail: professores@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: