Ciências Contábeis

     

O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil. 
 
O curso de Ciências Contábeis a Faculdade São Francisco de Assis tem 8 semestres  e abrange profundos estudos teóricos e práticos de todas as áreas da contabilidade preparando seu egresso para orientar sua organização na tomada de decisões estratégicas envolvendo investimentos, tributos e custos, bem como nas decisões de ampliação ou redução das estruturais empresariais.
 

 

As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 50%. 

SOLICITE A SUA agora mesmo.

O Curso de Ciências Contábeis teve seu Reconhecimento Renovado pelo Portaria nº 705 de 18 de dezembro de 2013 - D.O.U. de 19 de dezembro de 2013.

De forma acessória o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Assis possibilitará que o profissional formado desempenhe funções na área de Contabilidade societária de instituições públicas e privadas. Além disso, o profissional poderá tornar-se um profissional liberal desempenhando funções na área de Auditoria e Perícia Contábil.

A profissão de contador, semelhante a qualquer outra profissão regulamentada, com prerrogativas e funções bem definidas, é caracterizada por certos elementos e princípios fundamentais. Alguns desses elementos e princípios que o profissional deverá seguir e/ou possuir são:

  • Um ponto de vista objetivo e independente.
  • Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias.
  • Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade.
  • Reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.

O principal objetivo da contabilidade é gerar e fornecer informações que possibilite aos seus diversos usuários a satisfação de suas necessidades informacionais. Assim, em que pese os diferentes desejos dos usuários em termos de qualidade e direcionamento dessas informações, o espírito ético do profissional responsável dedicado em comunhão com a comunidade. Além da formação técnica o Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Assis possuirá uma formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.

Os programas das disciplinas de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Assis têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação contábil em seu alunado.

No projeto pedagógico do curso de Ciências Contábeis serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 8 semestres letivos e, no máximo em 7 anos.

Assim, o curso de ciências contábeis da Faculdade São Francisco de Assis, de um modo geral, deverá possibilitar a formação profissional que busque as seguintes competências e habilidades:

  • Utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis.
  • Demonstrar visão sistêmica e interdisciplinar da atividade contábil.
  • Elaborar pareceres e relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários, quaisquer que sejam os modelos organizacionais.
  • Aplicar adequadamente a legislação inerente às funções contábeis.
  • Desenvolver, com motivação e através de permanente articulação, a liderança entre equipes multidisciplinares para a captação de insumos necessários aos controles técnicos, à geração e disseminação de informações contábeis, com reconhecido nível de precisão.
  • Exercer suas funções com o expressivo domínio das funções contábeis que viabilizem aos agentes econômicos e aos administradores de qualquer segmento produtivo ou institucional o pleno cumprimento da sua responsabilidade quanto ao gerenciamento, aos controles e à prestação de contas da sua gestão perante a sociedade, gerando também informações para a tomada de decisão, organização de atitudes e construção de valores orientados para a cidadania.
  • Desenvolver, analisar e implantar sistemas de informação contábil e de controle gerencial.
  • Habilidade para desenvolver a comunicação interpessoal, de forma a permitir o desenvolvimento de sistemas de informações contábeis e gerenciais que, além do seu conteúdo técnico, demandam compreensão de fenômenos de ordem administrativa, econômica e social.
  • Habilidade para aplicar raciocínio, concebido em bases quantitativas, para a identificação, mensuração, acumulação e comunicação de eventos de natureza contábil.
  • Habilidade para associar a perspectiva das inovações tecnológicas e de gestão, aos sistemas de informações contábeis e gerenciais.
  • Exercer com ética e proficiência as atribuições e prerrogativas que lhe são prescritas através da legislação específica, revelando domínios adequados aos diferentes modelos organizacionais.

De um modo específico, o egresso do curso de ciências contábeis da Faculdade São Francisco de Assis estará apto a desempenhar todas as funções inerentes a um profissional da área de contabilidade e controladoria.

O profissional egresso do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade São Francisco de Assis terá uma forte formação em Contabilidade Gerencial e Controladoria, estando apto a desempenhar suas funções profissionais em empresas de pequeno, médio e de grande porte, bem como poderá tornar-se um empresário do ramo de prestação de serviços contábeis ou de auditoria.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Ciências Contábeis ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Coordenador: José Mário Matsumura Gomes
e-mail: contabeis@saofranciscodeassis.edu.br

Alexandre Alberto Werlang dos Santos

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013, Graduação em Direto pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1995.

e-mail: alexandre@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6510735604172443


Andrea Ferrás Wolwacz

Possui doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Especialista em Ensino Avançado de língua Inglesa e possui Licenciatura em Letras ? Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (1999) e Licenciatura em História (1989) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do curso de Graduação em Letras da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, Faculdade Porto-Alegrense - FAPA e do curso de Ciência da Computação da Faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Inglesa e ensino de Língua Inglesa e Produção Textual em Língua Inglesa. É pesquisadora em Literaturas de Língua Inglesa: Literatura, Imaginário e História, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Bruno Cecconi Fulginiti

Possui Mestrado em Administração e Negócios pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2010.

e-mail: bruno@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5903235985731493


Beatriz Viana dos Santos

Possui Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2004 e Graduação em Licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1990.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Caleandra Martins Velho

Graduação em Ciências Contábeis pela UNIFIN - Faculdade São Francisco de Assis (2009). Especialista em Controladoria e Finanças pela Faculdade São Judas Tadeu (2011). Atualmente exerce suas atividades na empresa Elo Sistemas Eletrônicos S.A., na área de Controladoria. Possui experiência na área Contábil, Tributária, Mercado Financeiro e demais Instituições regidas pelo Banco Central. Docente na UNIFIN - Faculdade São Francisco de Assis no curso de Graduação em Ciências Contábeis e na FBT - Faculdade Brasileira de Tributação. Ministra as disciplinas de Auditoria Fiscal e Tributária, Direito e Legislação Tributária e Estrutura e Análise das Demonstrações Contábeis.

e-mail: caleandra@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9121258589166166


Edson Roberto Oaigen

Edson Roberto Oaigen, nascido em 25 de abril de 1951, possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado - en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.
 

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Fernando Florentino da Silva

Mestre em Economia com ênfase em Controladoria pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul),(2015). Graduado em Ciências Contábeis pela União das Faculdade Integradas de Negócios - UNIFIN, (2010). Especialização em Finanças e Gestão Empresarial pela UNIFIN, (2012) e Especialização em MBE CONTROLADORIA (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul . Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis e profissional da área contábil. Atuando também como Supervisor de estágios na área contábil pela Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN.

e-mail: fernando@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9470766377155122


Gilberto de Oliveira Kloeckener

Possui Doutorado em Finanças por The London School Of Economics And Political Science, no ano de 1992, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1980 e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1976.

e-mail: gilberto@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781123T0


Jonny Werlang Berger

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Economia pela UFRGS. Assessor Jurídico no Ministério Público do Rio Grande do Sul, com atuação na Procuradoria Cível, atualmente na área de Direito Público. Professor da Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) nos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração de Empresas, nas disciplinas de Legislação Social, Direito do Trabalho I e II.

e-mail: jonny@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3440665286304782


José Luiz dos Santos

Possui Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2005, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2002 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1990.

e-mail: joseluiz@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6963651508281563


José Mário Matsumura Gomes

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é sócio consultor - Integral Consultoria Empresatial Ltda., coordenador de curso e professor da Faculdade São Francisco de Assis. É autor de livros de graduação publicados pela Editora Atlas.

e-mail: josemario@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5372843988268074


Lisiane Hauser

Possui graduação em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), mestrado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016) . Atualmente é consultora em Estatística do Núcleo Técnico Científico TelessaúdeRS e professora de Estatística Aplicada na Faculdade São Francisco de Assis. Participa do Grupo de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde de Porto Alegre.

e-mail: lisianehauser@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2273595289585167


Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

e-mail: lucas@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037


Luciane Alves Fernandes

Doutora em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do sul - UFRGS, possui graduação em Ciências Contábeis - Instituição Educacional São Judas Tadeu (1995) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003). Atualmente é sócia - Integral Consultoria Empresarial Ltda e professora da UNIFIN - Faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e autora de livros na área contábil publicados pela editora Atlas.

e-mail: luciane@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1292248386094503


Lydiane Cristina Klein da Silva

e-mail: lydiane@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: 

Maicon Crestani

Possui mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2013). É Bacharel em Direito pela Uniritter e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e leciona a disciplina de Auditoria Governamental na Faculdade São Francisco de Assis.

e-mail: maicon@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2166217505015357


Marcelo Santos Nunes

Possui Mestrado Em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização Em Finanças pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997 e Graduação em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1990.

e-mail: nunes@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4085915047597842


Marília Mendes da Silva Nunes

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2012, Especialização em Contabilidade e Planejamento Tributário pela Faculdade São Francisco de Assis, no ano de 2006 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, no ano de 1998.

e-mail: marilia@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1904447784936981


Marta Regina Oaigen Trindade

e-mail: marta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9680130578490736


Neander Jornada de Freitas

Possui graduação em Ciências Contábeis pela União das Faculdades Integradas de Negócios (2009). Atualmente é professor da União das Faculdades Integradas de Negócios. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tributária em empresas de grande porte. Atuo a mais de 10 anos na área tributária, atualmente na parte de cadastro tributário de impostos estadual e federal como gestor em uma multinacional.

e-mail: neander@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2757157364552395


 

Nilson Perinazzo Machado

Doutor em Educação, pela Universidad Evangelica del Paraguay. Mestre em Ciências Contábeis pela UNISINOS, RS, pós-graduado em Finanças pela PUC, RS e graduado em Ciências Contábeis pela UFRGS. Atualmente é professor da Faculdade São Francisco de Assis, de Porto Alegre, onde também é pesquisador de contabilidade nas áreas de Controladoria e Teoria da Contabilidade. É professor visitante em cursos de pós-graduação em diversas instituições de ensino superior. Diretor da Integral Consultoria Empresarial Ltda, onde atua como consultor de empresas na área de planejamento estratégico, orçamento e finanças corporativas.

e-mail: nperinazzo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2711281840591733


Oly Azevedo Neto

Mestre em Administração pela UNISINOS, graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense (2003) e pós-graduação em formação pedagógica de docentes. Atualmente é CFO da empresa CM.Brasil, professor de matemática financeira aplicada, administração financeira I e II na Faculdade São Francisco de Assis, na Faculdade Brasileira de Tributação e na FADERGS para a pós graduação. Tem experiência na área de Administração financeira, análise e gestão de custos, matemática financeira, contabilidade e empreendedorismo.

e-mail: oly@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9701531340409666


Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi - ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

e-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Patrícia Ullmann Palermo

Patrícia Ullmann Palermo é graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis - Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista-chefe da Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.

e-mail: patipalermo@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Paulo Roberto Pinheiro

Possui Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2003, Especialização em Contabilidade - Custos e Orçamento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1989 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas São Judas Tadeu, FCCASJT, no ano de 1983.

e-mail: p.pinheiro@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3188286546713996


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Progragra de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Valeska Rodriguez Lucas de Freitas

Possui Mestrado em Economia com Ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI, no ano de 2013 e Graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Porto-Alegrense, FAPA, no ano de 2007.

e-mail: valeska@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1228731242587943


Vânia Rosa da Silva

Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2010, Especialização em Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci no ano de 2008, Especialização em Capacitação em Formação de Professores para a ed.e. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Aperfeiçoamento em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2009, Aperfeiçoamento em multiplicadores de surdocegueira e deficiência mul. Pelo Ministério da Educação, MEC, no ano de 2007 e Graduação em Pedagogia- Ed.Infantil e Séries Iniciais e discipl. Pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2003.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

O Estágio Curricular é obrigatório e faz parte da Grade Curricular do Curso de Administração e do Curso de Ciências Contábeis.

No curso de Administração o Estágio é dividido em Estágio I, Estágio II, Estágio III e Estágio IV cada um com 80 horas-relógio, os estágios são na áreas de Produção, Finanças, Marketing e Recursos Humanos.

No Curso de Ciências Contábeis o Estágio é dividido em Estágio em Contabilidade I, Estágio em Contabilidade II, Estágio em Contabilidade III e Estágio em Contabilidade IV cada um com 80 horas-relógio.

O que é Estágio?

Segundo a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

  • Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. O estágio, tanto obrigatório quanto não-obrigatório, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o da Lei 11.788/2008 e por menção de aprovação final. O descumprimento de qualquer dos incisos da Lei ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A realização de estágios, nos termos da Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável. As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Essas considerações fazem com que o estágio seja analisado como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96 (LDB), contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Outro ponto de destaque é a diversidade das oportunidades de estágio, ou seja, são oferecidas, por empresas e entidades afins, nas mais diversas áreas de formação, o que garante uma grande abrangência para a qualificação dos mais diversos profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. Essa inserção do estudante em um ambiente real de trabalho busca adequá-lo às exigências do mercado, familiarizando-o com o contexto empresarial e suas atividades na sua futura profissão. Assim, o estágio funciona como formador de Recursos Humanos para as empresas e outras instituições, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento contínuo. Mais do que formar Recursos Humanos, o estágio busca a formação de Talentos, que serão a base para o desenvolvimento dos futuros líderes do país. Todavia, para que tudo isto seja possível, o estágio deve ocorrer na área de formação do aluno, sendo adequado ao semestre que se está cursando, permitindo uma atuação prática na área de sua futura formação. Outro fator importante neste aspecto é que todas as partes envolvidas devem buscar a promoção de um estágio de qualidade, tendo cada um, desta maneira, responsabilidades específicas.

Quais os tipos de Estágio?

Há muita confusão sobre a nomenclatura utilizada na área de estágio. Fala-se, erroneamente, de estágio curricular e não-curricular ou de estágio formal e informal. Esses conceitos não condizem com a realidade, uma vez que, sendo o estágio uma forma de completar a educação do estudante, ele deve proporcionar aprendizagem ao aluno na sua área de formação, tendo que ser curricular e formal. Assim, o que existe é o estágio curricular obrigatório, que está previsto na grade de matérias do curso de formação do aluno, e o estágio curricular não obrigatório, que não conta créditos para a formação do aluno, mas que possui uma grande importância para a sua formação. Observação: Não existe Estágio Extra Curricular, pois todo estágio precisa estar condizente com a realidade do curso ao qual o estudante está vinculado.

Baixe o Manual de Estágio do curso de Ciências Contábeis

Acesse o Manual de Colação de Grau

 


VIGÉSIMA FORMATURA - 1º semestre de 2017

Comissão de Formatura: e-mail formandos20171@saofranciscodeassis.edu.br


DÉCIMA NONA FORMATURA – 2º semestre de 2016

Comissão de Formatura: e-mail formandos20162@saofranciscodeassis.edu.br


DÉCIMA OITAVA FORMATURA – 1º semestre de 2016

Comissão de Formatura: e-mail formandos20161@saofranciscodeassis.edu.br

A Cerimônia será realizada em 05/11/2016 às 19h na PUCRS


DÉCIMA SÉTIMA FORMATURA – 2º semestre de 2015

A Cerimônia foi realizada em 02/04/2016 às 19h na PUCRS

Formandos: Aline Nunes Patrício, Carla Kipper Fenner, Fernanda Fraga Roxo, Francieli Golin Rigo, Juliana Bronstrupp de Freitas, Marciel Conrado Naimayer Benevides, Michele Vieira Viegas, Raul Regis Rodrigues, Renan Marques e Renata Ibaldo Donas


DÉCIMA SEXTA FORMATURA – 1º semestre de 2015

A Cerimônia foi realizada no dia 29/08/2015 na FIERGS

Formandos: Adilson Walther Baumgardt, Alex Kobe Machado, Augusto Warken, Catia Rosineide da Silva Bgeginski, Claudia Conzatti Januario, Denise de Oliveira Fonseca, Douglas Cardoso Domingues, Elis Regina Corrêa da Conceição, Fabiane de Souza Ferreira, Jessica de Souza Krumenauer, Jessica Pires de Abreu, João Carlos Lemos de Souza Filho, João Luis Mendonça Cardoso, Joice Pinheiro da Silva, Liliane Silveira Carvalho, Priscila Eloy Rizetti, Quelen Cristina da Silva Fogaça, Renata Flores de Souza, Ritchelli Furtado de Souza, Rogerio Pereira da Costa e Sandra Mara Huff Tietbohl


DÉCIMA QUINTA FORMATURA – 2º semestre de 2014

A cerimônia foi realizada em 14/03/2015 no salão de Atos da PUCRS.

Formandos: Adejar Queiroz Rodrigues, Adriana Bandeira Dos Santos, Alexandra Jacob Tobias, Alexsandro Galiano Duzac, Aline Wildner Rodrigues, Ana Paula Barros Dos Passos, Andreia De Fatima Frassini, Bianca Vasconcelos Moreira Da Silva, Bruna Melo Paredi, Cinthia Marmitt Da Rosa, Claudia Pereira De Andrade, Claudinei Angelo Dartora, Clivia Rupolo Antunes, Danielle Emy Nagamine, Edipo Leal Levandowski, Eliane Graff De Aguiar, Elisandra Da Rosa Claudino, Eloisa Da Silva Castro, Felipe Carvalho Da Cruz, Gabriela Cas Oliveira Faria, Ingrid Silva Machado, Isabel Cristina Dos Santos, Jessica Azle Brys Silva, Jéssica Bierhals Olinski, Joceane Dias Evangelista, Márcia Rosane Oliveira Da Silva Cardozo, Marilaine Duarte Severo, Sheila Machado Pacheco, Sheila Silva Da Rosa, Veridiana Lendecker Quevedo e Viviane Roschildt


DÉCIMA QUARTA FORMATURA – 1º semestre de 2014

A cerimônia foi realizada em 25/10/2014 no salão de Atos da PUCRS.

Formandos: Ana Paula Lopes Correa, Andréia Paza Castro, Deise Fraga Da Silveira, Everton Fagundes Fortes, Gerson Do Nascimento, Heron Motta Filho, Keila Fabiane Da Silveira Kaiper Da Graça, Kelen Rosa Domingues, Lucas De Miranda Pinheiro, Margarete Clair Hauschild, Mariane Elizangela De Araújo, Priscila Heloiza Dos Santos Amaral, Priscila Sutelo, Renata Covalski Geraldo, Roberta Maria De Guardalupe, Stefani Goulart Corleta, Tamara Masera e Tatiane Farias Barreto


DÉCIMA TERCEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2013

A Cerimônia foi realidade em 15/03/2014 às 19h na FIERGS

Formandos: Aline Catiucie Ribeiro Martins, Aline Rosa De Souza, Anai Da Costa, Ândrea Machado Maia, Arthur Scalco Klement, Bárbara Fernandes Carneiro, Bibiana Martins Dias, Bruna Cardoso Bitencourt, Camila Kovalski Cruz, Carla Luciane Vasconcellos Pacheco, Cris Helena Dos Santos Pedrassani De Almeida, Cristiane Dias Sampaio, Daniela De Souza Pagliarini, Deise Teixeira Azevedo, Fabrício Almeida Fagundes, Fernanda Pacheco Paltian, Jágna Souza Corrêa, Juliana Corrêa De Barcelos, Jussara De Lima, Kamila Borges, Karina Borges De Souza, Leonardo Da Silva Marques, Lucas Guimarães Araujo, Maria Sueli Manfroi Da Silveira, Michele Borges Kubiaki, Pâmela Roberta Cabral Paiva, Rogerio Gauer Pedroso, Rosângela Klein, Vanessa Da Silva Gonçalves e Vanessa Gomes Martins


DÉCIMA SEGUNDA FORMATURA – 1º semestre de 2013

A Cerimônia foi realidade em 05/10/2013 às 19h no Teatro da UFRGSFormandos: Alessandra Rocha Antunes, Ana Rosa Corrêa Jardim, Briane Almeida Giró, Cristiano Jaime Della Flora, Everaldo Santos Machado, Franciele Siqueira, Graziele Barcelos Pereira Escobar, João Luis Weber Cardoso, Lidiane Bitencourt Medeiros, Magali Correa De Assis, Mara Adriana De Figueiredo Da Silva, Marlon Da Rosa Pimentel, Natalie Coimbra Sebotaio Couto, Priscila Silva Chaves, Priscilla Arce Dos Santos Cardoso, Priscylla Porto Alves, Renata Alves Amandio, Ricardo De Oliveira Bandarra, Tatiana Kopp Lopes, Valquiria Duque De Souza, Vanessa Pains Pereira e Zaicler Nogueira Da Conceição


DÉCIMA PRIMEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2012

A Cerimônia foi realidade em 09/03/2013 às 19h no Teatro do Sesi - FIERGS

Formandos: Ademi Menezes Pivoto, Adriana Coelho Pinto, Alessandra Mazzarem, Aline Da Costa Machado, Amanda Brunetto Tedesco Santos, Ana Paula Treichel, Anderson Arce Dos Santos, Andressa Da Silva, Carla Fernanda Alves Goularte, Daniel Mezetti Vieira, Eduardo Rosa Medeiros, Graziela Da Silva Tricot, Graziele Ramos Do Amaral, Jaqueline Cristina Lacerda, Jorge Mendo Junior, José Francisco Paiva Júnior, Lara Teixaira Velho, Marcelo De Freitas, Mathias Warken e Tatiane Rodrigues Terres

DÉCIMA FORMATURA – 1º semestre de 2012

A Cerimônia foi realidade em 25/08/2012 às 19h na Sogipa

Formandos: Claudio Batista Rodrigues De Souza, Cristiane Maria Rieck, Cristiane Pieri Ferreira, Débora Samara Flores Trindade, Eder Fabiano Cardoso, Grasiela Anelice Lopes, Ive Markowski, Maria Cristiane Pereira Corrêa Duarte, Milene Pereira Dos Santos Cunha, Rosana Barbieri e Tatiane De Lourdes Nonemacher


NONA FORMATURA – 2º semestre de 2011

A Cerimônia foi realidade em 07/01/2012 às 19h no Teatro do Bourbon Country

Formandos: Bruno Maldonado Barcellos, Catia Ribeiro Reinaldo, Claudia Silvana Alves Goularte, Everton Luis Nunes Abbade, Fabiana Silva De Lima, Fabiano Gomes Schneider, Francisco Porto Do Amaral Neto, Glauce Mariana Soares De Jesus, Gleice Cristina Bruno, Jorge Berardi, Jose Henrique Fonseca Aquino, Juliana Da Rosa Vidal, Katia Fernanda Araujo De Oliveira, Leila Daniela Deicke, Ricardo Rodrigues Mollerke, Rodrigo Ferreira Martin, Ronaldo De Souza Carvalho, Rosa Dirlei Cortezi Da Silva, Sanciaraia Zang, Vanessa Minotto Xavier e Vanessa Munhos Brito


OITAVA FORMATURA – 1º semestre de 2011

A Cerimônia foi realidade em 03/09/2011 às 19h no Salão de Atos da PUCRS

Formandos: Adriana Rosa Gonçalves, Anderson Matos Da Silva, André Camargo Fernandes, Eliane Rosemari Braga, Elisete Barbosa Pereira, Eslei Scapini Schulz, Fernanda Da Silva Spindler, Fernando Rodrigues Mollerke, Gislaine Da Silva Chagas, Ismael Beck Steimetz, José Rogério Fernandes Aguiar, Joseana Lino De Almeida, Luiz Patricio Lopes, Odete Inês Franceschi, Paola Silva De Oliveira, Rafael Faria Dornelles, Ragner Dos Santos, Ricardo Serafim Vargas, Rita De Cássia Silva De Oliveira, Rosangela Jardim Voglino, Vanessa Sffair Delaix e Viviane Lima Rodrigues


SÉTIMA FORMATURA – 2º semestre de 2010

A Cerimônia foi realidade em 26/03/2011 às 19h30min no Salão de Atos da PUCRS

Formandos: Aloir Ferrari, Antonio Herico Rodrigues Correia, Aroldo da Silva, Carla Hechter, Cesar Ivanir Almada Soares, Danilo Santos da Silva, Eliezer Pereira Castro, Eunice Vargas de Melo, Gislaine Welter Paz de Oliveira, Guilherme Sartori de Almeida, Julio Cesar Oliveira da Silva, Leocádia Conte, Lilian Monteiro, Luciane Telles Miranda, Luis Eduardo Borges Centeno, Lydianne Cristina Klein da Silva, Macloud Xavier Falkenbach, Marcia Regina Silva Carneiro, Milena da Silva Soares, Neli Teresinha Ferreira Machado, Priscila Erig Mór, Rafael da Silva Vargas, Renata Gomes dos Santos, Tiago Souza Goulart, Vanda Carolina Kuratowski Telles, Vivian Marques Alves e Zelda Santos da Silva


SEXTA FORMATURA – 1º semestre de 2010

A Cerimônia foi realidade em 04/09/2010 às 19h no Salão de Atos da PUCRS

Formandos: Alessandra Maria Dos Santos Portal, Alex Felipe Vinquest Wiest, Ana Beatriz Souza, Ana Paula Scalco, Berenice Cruz Morem, Daiane Mattos De Souza, Danieli Chagas Muñoz, Débora Cristiane Ferreira, Débora Rosana Carvalho Lopes, Eliane Battisti Menegoni, Fernanda Lindner Tassoni, Fernando Florentino Da Silva, Gezebel Zanoni Pizzetti, Gilma Djaczkowski Dos Santos, Ionara Blank De Borba, Leandro Roese Corte Real, Leandro Roese Corte Real, Lucas Melo De Oliveira, Luis Alberto Souza De Almeida, Marcia Aparecida Rodrigues, Márcia Rockenbach, Marquiel José Mattana, Rafael Mendes, Raquel Ferronatto, Rodrigo Silva Da Silva, Tiago Ferreira De Bitencourt e Vera Maria Fritz Jardim


QUINTA FORMATURA – 2º semestre de 2009

A Cerimônia foi realidade em 08/01/2010 às 20h30min no Teatro da AMRIGS

Formandos: Alexsandro Pimentel Bitelo, Cintia Dos Santos Mello, Clóvis Lisboa Bordignon, Dalmo Milkvicz De Camargo, Edmundo Pedro Horstmann, Eloisa Ivanete Ferreira Antonio, Filipe Martins Da Silva, Flavia Feil De Moraes, Lucimara Pereira Fortes, Roberta Gonçalves Costa, Ronaldo Monticelli, Rosane Bueno Romeu, Sávio Fernando Scherer e Simone Sousa Gifoni


QUARTA FORMATURA – 1º semestre de 2009

A Cerimônia foi realidade em 05/09/2009 às 20h no Teatro da AMRIGS

Formandos: Andréia Teles Vieira, Caleandra Martins Velho, Cátia Cilene Rosa De Souza, Duliana Paini Schneiders, Elsa Del Carmen Berardi Ferreira, Everton Silva Dos Santos, Fernanda Fraporti, Gerson Luis Machado, Giovani Soares, Neander Jornada De Freitas e Ramon Cunha Sartini


TERCEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2008

A Cerimônia foi realidade em 09/01/2009 às 20h no Clube Farrapos

Formandos: Cristiano Silveira Lima, Flávio Vedoy de Souza, Flora Regina Amaral Paviani, Liane Morales da Cunha Lima, Lourdes Isabel Fraporti, Márcia Pereira Thielen, Maximiliano da Silva Gomes, Paola Pavanelo dos Santos, Pedro Sérgio Mendes Leite e Sérgio Martins Kozenieski


SEGUNDA FORMATURA – 1º semestre de 2008

A Cerimônia foi realidade em 09/08/2008 às 20h no Auditório da Faculdade São Francisco de Assis

Formandos: Andréia Radmann, Eli Domingues Pinheirua, Marco Aurélio da Rosa Trevizani e Rita de Cássia Paulin Cordeiro


PRIMEIRA FORMATURA – 2º semestre de 2007

A Cerimônia foi realidade em 12/01/2008 às 20h no Auditório da Faculdade São Francisco de Assis

Formandos: Ana Célia Da Silva Siqueira, Charles Bley Heim, Jader Ricardo Dias Gonçalves, Rosa Maria Montagner e Vera Lucia Machado Jaques

 

O Curso de Ciências Contábeis tem carga-horária de 3.104 horas/relógio realizado em 8 (oito) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03min às 22h40min, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2018

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.
 
Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.
 
Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse os professores através do item: Corpo Docente

Titulação:
e-mail: professores@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: