Ciência da Computação

     

O curso de ciências da computação, com 9 semestres,abrange profundos estudos de todas as fundamentações teóricas das construções computacionais, bem como sua aplicação em sistemas computacionais. Desta forma, aborda os conceitos que envolvem o desenvolvimento de qualquer tipo de software para execução em computadores eletrônicos, por meio de técnicas da engenharia de software e metodologias de análise e desenvolvimento de sistemas.
 
O aluno terá um forte embasamento em áreas como estrutura de dados, teoria da computação e linguagens de programação e profundo conhecimento dos aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação.
 

As bolsas serão designadas aos alunos mediante avaliação do ENEM + FICHA SOCIOECONÔMICA, de forma que podem variar de 30 a 55%. 

SOLICITE A SUA agora mesmo.

 

O Curso de Ciência da Computação Autorizado pela Portaria Nº 467 de 22 de novembro de 2011 - D.O.U. de 24 de novembro de 2011.

O profissional egresso do Curso de Ciência da Computação terá uma formação geral que garanta a identidade do Curso de Ciência da Computação, caracterizada por:

  • Sua habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área,adequando-se à complexidade e velocidade do mundo contemporâneo.
  • Sua visão integradora e horizontalizada - genérica e ao mesmo tempo especializada de seu campo de trabalho possibilitando o entendimento da dinâmica das diversas áreas da computação e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem.
  • Sua capacidade técnica tendo uma visão sistêmica e holística da área da Ciência da Computação.
  • Utilizar criticamente o instrumental teórico-prático oferecido em seu curso, sendo portanto competente para posicionar-se de um ponto de vista ético-político sobre o exercício da profissão e do poder da informação e comunicação, no que diz respeito ao sigilo, segurança e propriedade intelectual.
  • Exercício de relações com outras áreas sociais, culturais e econômicas com as quais a Ciência da Computação faz interface.

O futuro profissional de Ciência da Computação formado deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • Um ponto de vista objetivo e independente.
  • Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias.
  • Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade.
  • Reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.

Assim, a FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS buscará inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.

No projeto pedagógico do curso de Ciência da Computação serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 9 semestres letivos e, no máximo em 9 anos.

Os programas das disciplinas de Ciência da Computação têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos de Ciência da Computação para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente empresarial em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação do curso de Ciência da Computação estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação da Ciência da Computação para o futuro egresso da FACULDADE SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Ciência da Computação ao longo do período de realização do curso. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Coordenador: Prof. Mestre Everaldo Luis Daronco
e-mail: computacao@saofranciscodeassis.edu.br

Andrea Ferrás Wolwacz

Possui Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2014, Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2012, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Estudos Avançados de Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2001, Graduação em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999 e Graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989.

e-mail: andrea@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3898978537841725


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885

 

Anselmo Rafael Cukla

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Nacional de Misiones da Argentina (2010), revalidado como Engenheiro Eletricista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É Mestre (2012) e Doutor (2016) em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase na área de processos de fabricação, e pela FCT (Faculdade de Ciência e Tecnologia) da UNINOVA (Portugal), em regime de cotutela (2016), onde também participou em um intercâmbio através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior financiado pela CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com projeto e desenvolvimento de sistemas modulares aplicados em robôs manipuladores, pesquisa e desenvolvimento em busca de melhoras no controle de sistemas distribuídos aplicados aos processos de fabricação, enfatizando sistemas robóticos. Trabalha como professor na Universidade Ritter dos Reis (UniRitter) na área de Engenharia Elétrica e na Faculdade São Francisco de Assis, no curso de arquitetura.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0724691043552453


Beatriz Viana dos Santos

Possui Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2004 e Graduação em Licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1990.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Edson Roberto Oaigen

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no ano de 1995, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1990, Especialização em Pós Graduação Em Nível de Latu Sensu Em Biologia pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul no ano de 1982, Graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, no ano de 1980 e Graduação em Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul  no ano de 1972.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Ernani Ott

Possui Doutorado em C Econ y Empresariales Convalid Usp C Contábeis pela Universidad de Deusto no ano de 1997, Especialização Em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1982, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1980 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1967.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Everaldo Luis Daronco

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, em andamento, Mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2003 e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta, UNICRUZ, no ano de 1999.

e-mail: computacao@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8754345546742015


Jean de Brito Belline

Possui Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geociências pelo Instituto de Geociências da UFRGS, em andamento, Mestrado em Geologia pelo Instituto de Geociências da UFRGS, no ano de 2009 e Graduação em Licenciatura em Física pela Instituto de Física da UFRGS, no ano de 2002.

e-mail: jean@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4167207494041263


Jeanine dos Santos Barreto

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (1995), especialista em Engenharia de Sistemas pela Escola Superior Aberta do Brasil (2012), mestre em Ciência da Educação pela Universidad Evangelica del Paraguay (diploma ainda não emitido) e acadêmica de Direito na Faculdade São Francisco de Assis.

É analista de sistemas dos Correios e trabalha com desenvolvimento ágil de software na Coordenação de Desenvolvimento de Serviços de TI/RS.

e-mail: jeaninebarreto@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6767204635771872


Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

e-mail: lucas@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037

Mauricio de Oliveira Saraiva

Possui Mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2016), Especialização em Engenharia e Arquitetura de Software pela Universidade Gama Filho - UGF (2013) e Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade de Cruz Alta - Unicruz (2002). Atualmente é Analista de Sistemas Pleno na Gerência de Sistemas dos Correios do Rio Grande do Sul. Tem experiência em desenvolvimento e modelagem de software, com ênfase em sistemas de logística.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9874324792970106


Otávio Borsa Antonello

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2001, Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997.

e-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630

 

Patricia Ullmann Palermo

É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), possuindo mestrado em Economia Aplicada (2005) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professora Adjunta II da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e professora Titular das faculdades São Francisco de Assis - Unifin. Também atua como professora da Pós-Graduação da Uniritter. É economista-chefe da Fecomércio-RS, tendo larga experiência como palestrante na área de conjuntura econômica.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7528803581182451


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Progragra de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Ronaldo Rodrigues Ferreira

Possui Doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2015 e Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009.

e-mail: ronaldo@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2282096485836278


Vânia Rosa da Silva

Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2010, Especialização em Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci no ano de 2008, Especialização em Capacitação em Formação de Professores para a ed.e. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Aperfeiçoamento em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2009, Aperfeiçoamento em multiplicadores de surdocegueira e deficiência mul. Pelo Ministério da Educação, MEC, no ano de 2007 e Graduação em Pedagogia- Ed.Infantil e Séries Iniciais e discipl. Pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2003.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

 

O Estágio Curricular é obrigatório e faz parte da Grade Curricular do Curso de Ciência da Computação.

O que é Estágio?

Segundo a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

  • Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. O estágio, tanto obrigatório quanto não-obrigatório, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o da Lei 11.788/2008 e por menção de aprovação final. O descumprimento de qualquer dos incisos da Lei ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A realização de estágios, nos termos da Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável. As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Essas considerações fazem com que o estágio seja analisado como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96 (LDB), contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Outro ponto de destaque é a diversidade das oportunidades de estágio, ou seja, são oferecidas, por empresas e entidades afins, nas mais diversas áreas de formação, o que garante uma grande abrangência para a qualificação dos mais diversos profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. Essa inserção do estudante em um ambiente real de trabalho busca adequá-lo às exigências do mercado, familiarizando-o com o contexto empresarial e suas atividades na sua futura profissão. Assim, o estágio funciona como formador de Recursos Humanos para as empresas e outras instituições, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento contínuo. Mais do que formar Recursos Humanos, o estágio busca a formação de Talentos, que serão a base para o desenvolvimento dos futuros líderes do país. Todavia, para que tudo isto seja possível, o estágio deve ocorrer na área de formação do aluno, sendo adequado ao semestre que se está cursando, permitindo uma atuação prática na área de sua futura formação. Outro fator importante neste aspecto é que todas as partes envolvidas devem buscar a promoção de um estágio de qualidade, tendo cada um, desta maneira, responsabilidades específicas.

Quais os tipos de Estágio?

Há muita confusão sobre a nomenclatura utilizada na área de estágio. Fala-se, erroneamente, de estágio curricular e não-curricular ou de estágio formal e informal. Esses conceitos não condizem com a realidade, uma vez que, sendo o estágio uma forma de completar a educação do estudante, ele deve proporcionar aprendizagem ao aluno na sua área de formação, tendo que ser curricular e formal. Assim, o que existe é o estágio curricular obrigatório, que está previsto na grade de matérias do curso de formação do aluno, e o estágio curricular não obrigatório, que não conta créditos para a formação do aluno, mas que possui uma grande importância para a sua formação. Observação: Não existe Estágio Extra Curricular, pois todo estágio precisa estar condizente com a realidade do curso ao qual o estudante está vinculado.

O Curso de Ciência da Computação tem carga-horária de 3.360 horas/relógio realizado em 09 (nove) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03min às 22h40min, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2017

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

 
Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

 

 

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares

Acesse os professores através do item: Corpo Docente

Titulação:
e-mail: professores@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: