Arquitetura e Urbanismo

     

O curso de Arquitetura e Urbanismo tem duração média de cinco anos e oferece uma formação bem abrangente, apresentando disciplinas de ciências exatas e humanas, teóricas e práticas possuindo uma grade curricular variada e proporcionando um melhor aproveitamento ao aluno. 
 
O curso tem como principal objetivo proporcionar conhecimentos para que o aluno possa atuar na conservação, na execução e no projeto de obras. Durante a graduação o aluno adquire habilidades para projetar, supervisionar e executar projetos.
 
 

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo foi autorizado pela Portaria nº 116 de 13 de junho de 2011 - D.O.U 14 de junho de 2011

O profissional egresso do Curso de Arquitetura e Urbanismo terá uma forte formação como profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

Além disso, o curso estabelecerá ações pedagógicas visando ao desenvolvimento de condutas e atitudes com responsabilidade técnica e social e terá por princípios:

  • A qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade.
  • O uso da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades.
  • O equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído.
  • A valorização e a preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.

De tal forma que o perfil do arquiteto resulte em:

  • Sólida formação de profissional generalista.
  • Aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, e o paisagismo.
  • Conservação e valorização do patrimônio construído.
  • Proteção do equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo possibilitará que o futuro egresso desempenhe funções em instituições públicas e privadas e deverá fornecer condições para que o profissional tenha capacitado de compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados os níveis graduais do processo de tomada de decisão, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do arquiteto, seguindo os parâmetros definidos pelas Diretrizes Curriculares do curso.

O futuro profissional de Arquitetura e Urbanismo formado pela Faculdade São Francisco de Assis deverá seguir alguns parâmetros, caracterizando-se por elementos e princípios fundamentais definidos como sendo os seguintes:

  • Um ponto de vista objetivo e independente.
  • Domínio da competência técnica e das habilitações necessárias.
  • Desempenho das suas responsabilidades de forma ética, com altos padrões de qualidade e respeito a confidencialidade.
  • Reconhecimento de que há responsabilidade perante a sociedade como um todo, além da responsabilidade para com um cliente ou empregador específico.

Assim, a Faculdade São Francisco de Assis buscará inserir no futuro profissional um espírito ético e responsável, dedicado em comunhão com a comunidade, conjugando uma formação técnica com um espírito de formação humanística e social que proporcionará condições mais conscientes no cumprimento das funções profissionais.

No projeto pedagógico do curso de Arquitetura serão observados os preceitos das diretrizes curriculares. Na periodização do curso, apresentam-se suas atividades ao longo de, no mínimo, 10 semestres letivos e, no máximo em 8 anos.

Os programas das disciplinas têm em comum dois itens considerados fundamentais: a inclusão de conhecimentos técnicos de arquitetura e urbanismo para enfrentar as complexidades crescentes do ambiente em geral, e a manutenção da eficiência profissional que requer um processo de aprendizagem contínua. Assim, os programas de ensino de graduação do curso de Arquitetura estabelecem uma base da qual possa derivar-se uma aprendizagem contínua e o aperfeiçoamento da educação arquitetônica para o futuro egresso.

O curso de Arquitetura e Urbanismo deverá possibilitar a formação profissional que revele, pelo menos, as seguintes competências e habilidades:

  • O conhecimento dos aspectos antropológicos, sociológicos e econômicos relevantes e de todo o espectro de necessidades, aspirações e expectativas individuais e coletivas quanto ao ambiente construído.
  • A compreensão das questões que informam as ações de preservação da paisagem e de avaliação dos impactos no meio ambiente, com vistas ao equilíbrio ecológico e ao desenvolvimento sustentável.
  • as habilidades necessárias para conceber projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e para realizar construções, considerando os fatores de custo, de durabilidade, de manutenção e de especificações, bem como os regulamentos legais, e de modo a satisfazer as exigências culturais, econômicas, estéticas, técnicas, ambientais e de acessibilidade dos usuários.
  • O conhecimento da história das artes e da estética, suscetível de influenciar a qualidade da concepção e da prática de arquitetura, urbanismo e paisagismo.
  • Os conhecimentos de teoria e de história da arquitetura, do urbanismo e do paisagismo, considerando sua produção no contexto social, cultural, político e econômico e tendo como objetivo a reflexão crítica e a pesquisa.
  • O domínio de técnicas e metodologias de pesquisa em planejamento urbano e regional, urbanismo e desenho urbano, bem como a compreensão dos sistemas de infra-estrutura e de trânsito, necessários para a concepção de estudos, análises e planos de intervenção no espaço urbano, metropolitano e regional.
  • Os conhecimentos especializados para o emprego adequado e econômico dos materiais de construção e das técnicas e sistemas construtivos, para a definição de instalações e equipamentos prediais, para a organização de obras e canteiros e para a implantação de infra-estrutura urbana.
  • A compreensão dos sistemas estruturais e o domínio da concepção e do projeto estrutural, tendo por fundamento os estudos de resistência dos materiais, estabilidade das construções e fundações.
  • O entendimento das condições climáticas, acústicas, lumínicas e energéticas e o domínio das técnicas apropriadas a elas associadas.
  • As práticas projetuais e as soluções tecnológicas para a preservação, conservação, restauração, reconstrução, reabilitação e reutilização de edificações, conjuntos e cidades.
  • As habilidades de desenho e o domínio da geometria, de suas aplicações e de outros meios de expressão e representação, tais como perspectiva, modelagem, maquetes, modelos e imagens virtuais.
  • O conhecimento dos instrumentais de informática para tratamento de informações e representação aplicada à arquitetura, ao urbanismo, ao paisagismo e ao planejamento urbano e regional.
  • A habilidade na elaboração e instrumental na feitura e interpretação de levantamentos topográficos, com a utilização de aero-fotogrametria, foto-interpretação e sensoriamento remoto, necessários na realização de projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo e no planejamento urbano e regional.

O egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo estará apto a desempenhar todas as funções inerentes a um arquiteto generalista.

As Atividades Complementares são práticas acadêmicas extra-curriculares, que devem ser cumpridas pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo ao longo do período de realização. São práticas obrigatórias, ou seja, o aluno que não integralizar a carga horária correspondente às atividades complementares não poderá obter o seu diploma, mesmo que tenha obtido aprovação em todas as disciplinas do currículo do seu curso.

Acesse o Manual de Atividades Complementares.

Ada Raquel Doederlein Schwartz

Possui Mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, no ano de 2008, Especialização em Design Gráfico Arte na Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2001 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1999.

e-mail: arquitetura@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5887516054879258


Alexandre Guella Fernandes

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura - UFRGS (05JAN1989). Especialista em Construção - PUCRS (1990). Mestre em Engenharia - NORIE - UFRGS (2005). Tem experiência em projeto de edificações residenciais, comerciais (lojas e escolas), industriais e institucionais. Conhecimento nos seguintes temas específicos: acessibilidade arquitetônica e urbanística, madeira e esquadrias, com produção bibliográfica em revistas, periódicos, anais de congresso, além de palestras em universidades e curso de extensão. Participa de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Participou em diversas reuniões da CB-40 Revisão da Norma de acessibilidade NBR 9050. Participa como voluntário do COEPEDE (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e CONDEPA (Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência de Porto Alegre). Atuou como membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do CREA-RS. Participa com ações de voluntariado na doação bimestral de sangue e no Sábado Solidário e da ONG Via Vida. Participou do Projeto Incluir do Sistema FIERGS que recebeu o prêmio de TOP SER HUMANO 2010 da ABRH. Foi Presidente do Conselho Diretor do Rotary Club de Porto Alegre Independência - Gestão 2010-11. Atua como Consultor de Acessibilidade Arquitetônica e Mobilidade Urbana. Em 2013 iniciou as atividades como docente de curso técnico da SEG, ministrando aulas de desenho técnico, ergonomia e princípios de gestão ambiental. Em 2014 ingressou na Escola de Saúde Pública / RS como 1º bolsista arquiteto da Residência Integrada em saúde - ênfase: Vigilância Multiprofissional em Saúde. Em 2015 assinou contrato de três anos com a FAURGS em processo seletivo para atuar como Arquiteto especialista em Acessibilidade, desenvolvendo projetos de acessibilidade para a UFRGS.

e-mail: alexandre.guella@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6356579316714157


Andrea Ferrás Wolwacz

Possui Doutorado em Programa de Pós Graduação em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2014, Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2012, Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Estudos Avançados de Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2001, Graduação em Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1999 e Graduação em Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989.

e-mail: andrea@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3898978537841725


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2014, Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2010 e Graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 2004.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Anselmo Rafael Cukla

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Nacional de Misiones da Argentina (2010), revalidado como Engenheiro Eletricista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É Mestre (2012) e Doutor (2016) em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase na área de processos de fabricação, e pela FCT (Faculdade de Ciência e Tecnologia) da UNINOVA (Portugal), em regime de cotutela (2016). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com projeto e desenvolvimento de sistemas modulares aplicados em robôs manipuladores, pesquisa e desenvolvimento em busca de melhoras no controle de sistemas distribuídos aplicados aos processos de fabricação, enfatizando sistemas robóticos. Trabalha como professor substituto no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul) na área de Controle e Processos Industriais.

e-mail: anselmo@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0724691043552453


Bárbara Schaffer

Possui Mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2012 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1999.

e-mail: barbara@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7981896458935668


Beatriz Viana dos Santos

Possui Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 2004 e Graduação em Licenciatura em Letras, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1990.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Edson Roberto Oaigen

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, no ano de 1995, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1990, Especialização em Pós Graduação Em Nível de Latu Sensu Em Biologia pela Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul no ano de 1982, Graduação em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, no ano de 1980 e Graduação em Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul  no ano de 1972.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Enaira Hoffmann de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atuou como professor na FSG - Faculdade da Serra Gaúcha e UNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ com as disciplinas de Urbanismo e Paisagismo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, planejamento regional, paisagismo, sustentabilidade.

e-mail: enaira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1901855160276669


Ernani Ott

Possui Doutorado em C Econ y Empresariales Convalid Usp C Contábeis pela Universidad de Deusto no ano de 1997, Especialização Em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1982, Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1980 e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, no ano de 1967.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


 

Jean de Brito Belline

Possui Mestrado em Geologia pela Instituto de Geociências da UFRG, no ano de 2009 e Graduação em Licenciatura em Física pela Instituto de Física da UFRGS, no ano de 2002.

e-mail: jean@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4167207494041263


Lucas Hoerlle Torres

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, no ano de 2010.

e-mail: lucas@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037


Macklaine Miletho Silva Miranda

Possui Doutorado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, no ano de 2014, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 1999, Especialização em Especialização Em Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2004 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, no ano de 1995.

e-mail: macklaine@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5354642525859713


Maria da Graça Sebben

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é sócia da Empresa Vértice Engenharia Arquitetura Ltda. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2001-2013), Coordenadora da Área de Planejamento Urbano e Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2011), Coordenadora da Área de Teoria e História do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2009). Exerce a função de Arquiteta na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, em exercício na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - METROPLAN. Experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Histórico, Parcelamento do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projeto de arquitetura e urbanismo, patrimônio histórico e arquitetônico.

e-mail: mariadagraca@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4607302555924547


 

Otávio Borsa Antonello

Possui Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2001, Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2002 e Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997.

e-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Patricia Pohlmann

Graduação em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2009). Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PROPUR/UFRGS). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura e urbanismo, paisagem, políticas públicas urbanas, plano diretor, planejamento integrado e gestão de riscos. Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Ideau de Passo Fundo. Pesquisadora do grupo de pesquisa liderado pela Profa. Dra Lívia Salomão Piccinini - Laboratório de Estudos Urbanos (LeUrb/Cnpq) - na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Arquiteta e urbanista em escritório próprio - Patricia Pohlmann Arquitetura e Urbanismo.

 

e-mail: patrícia.polmann@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6111023480926865


Paulo Roberto Abbud

Possui Mestrado em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2009, Especialização em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006 e Graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1983.

e-mail: pauloabbud@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0770373439331413


Rebel Zambrano Machado

Possui Doutorado em Progragra de Pós-Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, em andamento, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1998, Mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1997, Especialização de Preceptoria para o SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no ano de 2014, Especialização em Serviço Social em Segurança do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1989, Especialização em Administração e Planejamento de Programas de Bem E., pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1987, Especialização em Programas de Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 1985, Aperfeiçoamento de Gestão em Atenção Primária pela University of Toronto, UTORONTO, Canadá, no ano de 2006 e Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, no ano de 1979.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Roberta Bertoletti

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atuou como colaboradora do PET/ARQ-UFSC, em pesquisas de Acessibilidade e Ambiente Construído, no período de 2009 a 2011. Atualmente é professora titular e pesquisadora da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), na cidade de Caxias do Sul.

e-mail: roberta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9382660429954717


Roger Braun Ledesma

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (2007). Pós Graduação em Eng. de Segurança do Trabalho pela PUCRS (2011), Mestrando em Engenharia de Materiais pela PUCRS (2014). Atuando como professor de Topografia, Estruturas 1, Estruturas 2, Computação gráfica 1, computação gráfica 2 e Maquete pela Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. Atua profissionalmente no escritório de Arquitetura & Urbanismo - Projeto - desenvolvendo projetos complementares dentro da área de tecnologia.

 

e-mail: roger@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3775189423054543


Silvana Baú Cavalli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), especialização em Paisagismo e Meio Ambiente pela Ulbra (1999), mestre em Engenharia pela UFRGS (2003). Atualmente é arquiteta autônoma e docente no Centro Universitário Metodista-IPA em Porto Alegre nos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias. Foi professora adjunta com mestrado na Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores com ênfase em paisagismo. Atua principalmente nos seguintes temas: projetos de paisagismo,arquitetônicos comerciais e residenciais e gestão de serviços.

e-mail: Silvana@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4788316125481020


Thiago dos Santos Henriques

Possui Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2013 e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2010.

e-mail: thiagohenriques@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3409668998938231


 

Vânia Rosa da Silva

Possui Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2010, Especialização em Educação Inclusiva, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci no ano de 2008, Especialização em Capacitação em Formação de Professores para a ed.e. pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, no ano de 2006, Aperfeiçoamento em AEE-Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, no ano de 2009, Aperfeiçoamento em multiplicadores de surdocegueira e deficiência mul. Pelo Ministério da Educação, MEC, no ano de 2007 e Graduação em Pedagogia- Ed.Infantil e Séries Iniciais e discipl. Pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, no ano de 2003.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

 

 

Ada Raquel Doederlein Schwartz

possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Especialização em Design Gráfico para Comunicação pela UNISINOS-RS. Foi professora da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), e professora e coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Fundação da Serra Gaúcha (FSG), onde elaborou o PPC do curso. Atualmente é arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre e Coordenadora do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade São Francisco de Assis-UNIFIN, onde também leciona. Tem experiência na área de Design e de Planejamento Urbano, com ênfase nos seguintes temas: design de superfície, acessibilidade, comunicação visual urbana, desenho urbano, espaço público, mobiliário urbano.

Alexandre Guella Fernandes

possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura - UFRGS (05JAN1989). Especialista em Construção - PUCRS (1990). Mestre em Engenharia - NORIE - UFRGS (2005). Tem experiência em projeto de edificações residenciais, comerciais (lojas e escolas), industriais e institucionais. Conhecimento nos seguintes temas específicos: acessibilidade arquitetônica e urbanística, madeira e esquadrias, com produção bibliográfica em revistas, periódicos, anais de congresso, além de palestras em universidades e curso de extensão. Participa de Banca Examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização. Participou em diversas reuniões da CB-40 Revisão da Norma de acessibilidade NBR 9050. Participa como voluntário do COEPEDE (Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência) da Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e CONDEPA (Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência de Porto Alegre). Atuou como membro do Grupo de Trabalho de Acessibilidade e Mobilidade Urbana do CREA-RS. Participa com ações de voluntariado na doação bimestral de sangue e no Sábado Solidário e da ONG Via Vida. Participou do Projeto Incluir do Sistema FIERGS que recebeu o prêmio de TOP SER HUMANO 2010 da ABRH. Foi Presidente do Conselho Diretor do Rotary Club de Porto Alegre Independência - Gestão 2010-11. Atua como Consultor de Acessibilidade Arquitetônica e Mobilidade Urbana. Em 2013 iniciou as atividades como docente de curso técnico da SEG, ministrando aulas de desenho técnico, ergonomia e princípios de gestão ambiental. Em 2014 ingressou na Escola de Saúde Pública / RS como 1º bolsista arquiteto da Residência Integrada em saúde - ênfase: Vigilância Multiprofissional em Saúde. Em 2015 assinou contrato de três anos com a FAURGS em processo seletivo para atuar como Arquiteto especialista em Acessibilidade, desenvolvendo projetos de acessibilidade para a UFRGS. 

e-mail: alexandre.guella@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/6356579316714157


Andrea Ferrás Wolwacz

Possui doutorado em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014) e mestrado em Literatura de Língua Inglesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Especialista em Ensino Avançado de língua Inglesa e possui Licenciatura em Letras ? Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (1999) e Licenciatura em História (1989) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora do curso de Graduação em Letras da Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS, Faculdade Porto-Alegrense - FAPA e do curso de Ciência da Computação da Faculdade São Francisco de Assis. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nas seguintes áreas: Literaturas de Língua Inglesa e ensino de Língua Inglesa e Produção Textual em Língua Inglesa. É pesquisadora em Literaturas de Língua Inglesa: Literatura, Imaginário e História, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

e-mail: andrea@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3898978537841725


Andres Kalikoske Teixeira

Possui Doutorado em Ciências da Comunicação e Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), sendo bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisador no grupo de pesquisa Processos Comunicacionais (Processocom) na Unisinos. Desenvolve investigações sobre teorias da cultura, audiovisual, comunicação digital e convergência de mídias. Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação, respectivamente na Faculdade São Francisco de Assis (Unifin) e na Unisinos, onde atualmente é coordenador da Especialização em Televisão e Convergência Digital (Unisinos). Parecerista nas revistas científicas Intexto (UFRGS), Sessões do Imaginário (PUCRS) e Eptic On Line (UFS). Em 2012 publicou em Portugal o livro Economia Política das Indústrias Culturais, pela editora Media XXI. Experiência profissional em produção audiovisual no Canal Futura, Grupo Clarín (Buenos Aires, Argentina), onde atuou como correspondente internacional, e Grupo Bandeirantes.

e-mail: andres@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8035715116150885


Anselmo Rafael Cukla

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidad Nacional de Misiones da Argentina (2010), revalidado como Engenheiro Eletricista na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). É Mestre (2012) e Doutor (2016) em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com ênfase na área de processos de fabricação, e pela FCT (Faculdade de Ciência e Tecnologia) da UNINOVA (Portugal), em regime de cotutela (2016), onde também participou em um intercâmbio através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior financiado pela CAPES. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com projeto e desenvolvimento de sistemas modulares aplicados em robôs manipuladores, pesquisa e desenvolvimento em busca de melhoras no controle de sistemas distribuídos aplicados aos processos de fabricação, enfatizando sistemas robóticos. Trabalha como professor na Universidade Ritter dos Reis (UniRitter) na área de Engenharia Elétrica e na Faculdade São Francisco de Assis, no curso de arquitetura.

e-mail: anselmo@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0724691043552453


Bárbara Schaffer

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Atualmente é professora da União das Faculdades Integradas de Negócios e analista na Gerência de Projetos e Obras Civis, Banrisul.

e-mail: barbara@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7981896458935668


Beatriz Viana dos Santos

Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Curso de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Lecionou as disciplinas de Língua Portuguesa, Redação e Literatura Brasileira na rede particular de ensino de Porto Alegre. Lecionou Língua Francesa também na rede particular de ensino. Ministrou cursos de Português Instrumental (atualização) em empresas como Bank Boston, Schering do Brasil, Rhodia, entre outras. Ministrou cursos de Língua Francesa em empresas como Renault, Philip Morris, Crédit Commercial Français (CCF), entre outras. Corrigiu redações no Curso Pré-Vestibular Unificado. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Metodologia Científica nos cursos de Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Direito, Jornalismo, Publicidade, Psicologia, Relações Internacionais e Tecnólogo em Marketing da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. Trabalha como autônoma na revisão de textos acadêmicos e ministra cursos de Português (Instrumental, para Estrangeiros e Concursos), Francês (Língua Estrangeira e Instrumental - Proficiência) e Redação (Concursos, Vestibular e Atualização para profissionais). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Língua Francesa.

e-mail: bea.viana@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6879228665006326


Claudia Schmitt Barbosa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Tem especialização de Design de Produto pela UCS (2003) e mestrado em ergonomia pela Faculdade de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Sócia fundadora da empresa Quadrilha Design (desde 2001) Docente do IMED Passo Fundo no curso de Pos-Graduação em Arquitetura Comercial, disciplina de Projeto de Mobiliário. Docente da Ftec no curso de Eng de Produção, disciplina de Ergonomia, e do curso de Eng.Civil, disciplina de Projeto Civil Auxiliado por Computador (AutoCAD) e Arquitetura e Urbanismo. Docente Faculdade São Francisco - UNIFIN - curso de Arquitetura na disciplina de Arquitetura de Interiores. Consultora do Sebrae da área de Design de Ambiente.

e-mail: 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3830381795627196

Cosme de Assis da Silva

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1985). Atualmente é arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo. Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011). Possui pós-graduação em Especialização em Educação Ambiental
 
e-mail: cosme@saofranciscodeassis.edu.br 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1255485685005963

Edson Roberto Oaigen

possui Licenciatura Curta em Ciências Naturais e Exatas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cachoeira do Sul (1972); licenciatura plena em Biologia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (1980); Especialização em Biologia Geral pela FISC/UNISINOS; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Foi professor da Universidade de Santa Cruz do SUL-UNISC, no período de 1981-1997. Atuou também na Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, de 1997 até 2011. Foi professor e coordenador no Curso de Biologia da UNOESC/SC, no período de 1995/1999. Atualmente é professor na Faculdade São Francisco de Assis, em Porto Alegre, RS, na Graduação e em cursos de Pós-Graduação, atuando também na coordenação do Laboratório de Pesquisa Multidisciplinar da Faculdade. Tem experiência significativa em atuação nos seguintes temas: Educação em Ciências, Educação Ambiental, Atividades Informais, Ambiente e Sociedade, Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Formação de Professores. Incentivador e organizador em eventos técnicos, científicos e educacionais, destacando-se: Feiras de Ciências, Simpósios, Congressos e Encontros nas áreas Ambientais e Educacionais. Atuou na estruturação e coordenação do Centro de Ciências da UNISC e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências - LPEC, na ULBRA, ambos com forte atuação na Iniciação a Educação Científica, possibilitando condições para a formação até o Mestrado e/ou Doutorado para inúmeros bolsistas que iniciaram durante a graduação. Desde 2004 é professor convidado no Programa de Postgrado en Ciências de la Educación- Maestría y Doctorado - en Universidad Evangelica del Paraguay, Asunción-PY, onde também desempenha a função de Coordenador Pedagógico do referido Programa, no convênio UEP/Instituto Eckart, Propôs e teve aprovado inúmeros projetos em órgãos de apoio a Educação, Ciências e Tecnologias, tais como: FAPERGS, CAPES, FINEP e SESU. Atualmente atua como Pesquisador colaborador do Instituto Eckart, Cachoeirinha/RS na função de consultor e coordenador Aacdêmico em nível de Pós-graduação. Atuou como Consultor da FECOMËRCIO/RR onde coordenou a equipe de Implantação da Faculdade do Comércio de Roraima. Atuou com consultor do IBGEN com palestrante na capacitação de Conselheiros da SICREDI no Estado de Mato Grosso abordando a temática sobre Desenvolvimento Sustentável e Ambiente.

e-mail: edson@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5996182466297217


Enaira Hoffmann de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2013). Atualmente é docente do curso de Arquitetura e Urbanismo, UNIFIN. Atuou como professor na FSG - Faculdade da Serra Gaúcha e UNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ com as disciplinas de Urbanismo, Paisagismo, Desenho Urbano e Desenho Técnico. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura, planejamento regional, paisagismo, sustentabilidade.

e-mail: enaira@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1901855160276669


Ernani Ott

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1967), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1980), especialização em Contabilidade pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1982), doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade de Deusto, Espanha (1998). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos e professor da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN Tem experiência na área contábil, com ênfase em Teoria da Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: responsabilidade social, balanço social, contabilidade ambiental, capital intelectual e evidenciação de informações contábeis.

e-mail: ernani@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6014537302206830


Jean de Brito Belline

Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002). Realizou o Mestrado em Geociências pelo Instituto de Geociências da UFRGS, entre 2007 e 2009. Atualmente é aluno de doutoramento pelo Programa de Pós Graduação em Geociências, da UFRGS, em regime de co-tutela com a Université de Poitiers - França, sendo orientado, pelo Prof. Dr. Milton Luiz Laquintinie Formoso e co-orientado pela Profª Dra. Márcia Elisa Boscato Gomes, e na França, pelo Prof Dr Paul Sardini.

e-mail: jean@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4167207494041263


Lucas Hoerlle Torres

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Bacharel em Administração, com Láurea Acadêmica, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - RS (2010). Professor nos cursos de graduação da Faculdade São Francisco de Assis nas disciplinas de Teoria Geral da Administração, Filosofia e Ética e Planejamento Estratégico (2013-Atual). Também é membro do corpo docente do MBA em Gestão e Estratégia Empresarial e do MBA em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais. Ministra cursos de curta duração, já tendo realizado dois sobre Estudo de Mercado na Universidade Feevale, em 2015 e 2016. Além disso, desde 2016 também é professor visitante na especialização em Televisão e Convergência Digital na Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS).

e-mail: lucas@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8716693737500037


Macklaine Miletho Silva Miranda

Possui doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, no programa de Pós-Graduação em Arquitetura - PROARQ (2015), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1995).Tem experiência administrativa na concepção e na implantação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI - Campus Santiago (2000-2003) e como coordenadora de curso de Arquitetura e Urbanismo na implantação e no reconhecimento do mesmo no Centro Universitário Franciscano (2003-2007), em Santa Maria -RS. Experiência docente na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em ateliê de projetos, atuando nos seguintes temas: projetos urbanos e arquitetônicos, expressão gráfica, maquetes e paisagismo. Atualmente é professora de nível superior na Faculdade São Francisco de Assis e como professora substituta no Departamento de Design e Expressão Gráfica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Arquitetura, com ênfase em planejamento e projetos da edificação residenciais, arquitetura de interiores, comercial e de serviços.

e-mail: macklaine@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5354642525859713


Maria da Graça Sebben

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pelo PROPUR/Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é sócia da Empresa Vértice Engenharia Arquitetura Ltda. Foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2001-2013), Coordenadora da Área de Planejamento Urbano e Paisagismo do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2011), Coordenadora da Área de Teoria e História do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNISC (2008-2009). Exerce a função de Arquiteta na Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, em exercício na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional - METROPLAN. Experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Histórico, Parcelamento do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura e urbanismo, projeto de arquitetura e urbanismo, patrimônio histórico e arquitetônico.

e-mail: mariadagraca@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4607302555924547


Mauren Aurich

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), mestrado em Engenharia Civil, na área de Estruturas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado, na área de Estruturas de Concreto, pela Universidade de São Paulo (2008). Trabalhou como docente na PUCRS (de 1998 a 2017), atuando nas Faculdades de Engenharia e Arquitetura e Urbanismo, e na UFRGS (de 2003 a 2005), no Curso de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, método dos elementos finitos, modelagem computacional e análise estrutural.
 
e-mail: 
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4588828222420847

Otávio Borsa Antonello

Professor e Coordenador do Curso de Direito da Faculdade São Francisco de Assis - UNIFIN. Mestre em Economia, com ênfase em Controladoria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, Porto Alegre/Brasil (2006). Especialista em Administração e Planejamento para Docentes pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA, Gravataí/Brasil (2001). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Luterana do Brasi - ULBRA, Gravataí/Brasil (2002). Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, Porto Alegre/Brasil (1997).

e-mail: otavio@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9727746598229630


Paulo Roberto Abbud

Concluiu Mestrado em Design na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009); Especialização em Tecnologia Computacional Aplicada ao Projeto pela Universidade Federal do Rio Grando do Sul (2006) e Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983). Ministro disciplinas de Projeto Arquitetônico e oriento Trabalhos de Conclusão de Curso na área de Arquitetura e Urbanismo.

e-mail: pauloabbud@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0770373439331413


Rebel Zambrano Machado

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e mestrado em Metodologias do Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutoranda do PPSS e integra o núcleo de pesquisa NETSI/PUCRS. É Especialista em Saúde vinculada a Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, professora de pós-graduação convidada de diversas Universidades, entre elas IMED, FSG, Centro Educacional São Camilo - União Camiliana, Sistema Educacional Galileu; professora titular dos cursos de Administração, Contábeis, Psicologia e Direito, orientadora de estágio e de TCC, Coordenadora do Curso de Administração da Faculdade São Francisco de Assis. Pesquisadora, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão pública, políticas públicas e ações em saúde, gestão de pessoas, cadeia produtiva, interdisciplinaridade e integração escola/comunidade.

e-mail: rebel@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/5476188943900107


Roberta Bertoletti

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Passo Fundo (2008) e Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Atuou como colaboradora do PET/ARQ-UFSC, em pesquisas de Acessibilidade e Ambiente Construído, no período de 2009 a 2011. Atuou como professora e pesquisadora da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), na cidade de Caxias do Sul, de 2013 a 2016. Desde 2016 é professora na Faculdade São Francisco de Assis (UNIFIN) em Porto alegre. Atualmente é professora substituta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Departamento de Arquitetura e Expressão Gráfica.

e-mail: roberta@saofranciscodeassis.edu.br
Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9382660429954717

 

Rosana Prado Oliveira
 
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e Mestrado em Engenharia Civil, pela mesma instituição, na área de Construção Civil e Preservação Ambiental (2015). No período de graduação recebeu bolsa de intercâmbio acadêmico e estudou na Universidade de Santiago de Chile (2010). Atuou como arquiteta e urbanista, de abril de 2011 a novembro de 2015 na sede da Construtora Oliveira, Prado & Cia Ltda, (Ello Construtora) onde é sócia, exercendo atividades nas áreas de projetos arquitetônicos, projetos de interiores, inclusive na compatibilização de projetos complementares, bem como no acompanhamento e gerenciamento de obras. Possui curso de avaliações de imóveis e experiência em avaliações de imóveis e vistorias de obras financiadas. Atualmente atua como Arquiteta e Urbanista da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, na Divisão de Gestão Territorial, no Setor de Parcelamento do Solo. Trabalha na análise de projetos de parcelamento do solo para emissão de Termo de Anuência Prévia e participa do grupo responsável pelo estudo do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Porto Alegre. No campo da docência, atua como professora no curso de Arquitetura da Faculdade São Francisco de Assis em Porto Alegre, RS.
 
e-mail: 

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4278513593738832


Silvana Baú Cavalli

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), especialização em Paisagismo e Meio Ambiente pela Ulbra (1999), mestre em Engenharia pela UFRGS (2003). Atualmente é arquiteta autônoma e docente no Centro Universitário Metodista-IPA em Porto Alegre nos cursos de Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias e na Unifin no curso de Arquitetura e Urbanismo. Foi professora adjunta com mestrado na Universidade Luterana do Brasil no curso de Design. Tem experiência profissional na área de Arquitetura e Urbanismo e Paisagismo. Atua principalmente nos seguintes temas: projetos de paisagismo,arquitetônicos comerciais, residenciais e gestão de serviços.

e-mail: Silvana@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4788316125481020


Thiago dos Santos Henriques

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Possui mestrado (pesquisa com ênfase na área de materiais e inovações na edificação) em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NORIE/UFRGS) e atualmente é doutorando no mesmo programa. Tem experiência profissional tanto na área de Engenharia Civil quanto Arquitetura e Urbanismo. Trabalhou por 15 meses (2007-2008) em regime de exclusividade full time (40h) no escritório 3D Architects, Dublin - Irlanda. Possui experiência com acompanhamento técnico e gerenciamento de obras comerciais em diversas cidades do RS e em SC.

e-mail: thiagohenriques@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3409668998938231


Vânia Rosa da Silva

Maestria en Políticas y Administración de la Educación pela UNTREF - Universidade de Tres de Febrero de Buenos Aires - Argentina (em andamento) ; Especialista na Educação Inclusiva, Especialista na Educação de Surdos, Especialista na Educação Especial, Graduação em Pedagogia- Educação Infantil e Séries Iniciais e Disciplinas do Magistério pela Universidade Luterana do Brasil (2003). Atualmente é empresária administrativa pela empresa Vania Rosa da Silva Cia Ltda, prestando assessoria à empresas que têm surdos no seu quadro funcional e deficientes em geral; Intérprete e professora em LIBRAS com certificação em PROLIBRAS / MEC. Intérprete na Secretaria de Acessibilidade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre - SMACIS, Professora de Libras UNIFIN-União das Faculdades de Negócios - São Francisco de Assis, Professora de Libras na Faculdades Integradas São Judas Tadeu.

e-mail: vania@saofranciscodeassis.edu.br

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0112028445554203

O Estágio Curricular é obrigatório e faz parte da Grade Curricular do Curso de Arquitetura e Urbanismo

O que é Estágio?

Segundo a Lei 11.788/2008, o estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. O estágio poderá ser obrigatório ou não-obrigatório, conforme determinação das diretrizes curriculares da etapa, modalidade e área de ensino e do projeto pedagógico do curso.

  • Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.
  • Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

As atividades de extensão, de monitorias e de iniciação científica na educação superior, desenvolvidas pelo estudante, somente poderão ser equiparadas ao estágio em caso de previsão no projeto pedagógico do curso. O estágio, tanto obrigatório quanto não-obrigatório, não cria vínculo empregatício de qualquer natureza, observados os seguintes requisitos: – matrícula e freqüência regular do educando em curso de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos e atestados pela instituição de ensino; – celebração de termo de compromisso entre o educando, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino; – compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso. O estágio, como ato educativo escolar supervisionado, deverá ter acompanhamento efetivo pelo professor orientador da instituição de ensino e por supervisor da parte concedente, comprovado por vistos nos relatórios referidos no inciso IV do caput do art. 7o da Lei 11.788/2008 e por menção de aprovação final. O descumprimento de qualquer dos incisos da Lei ou de qualquer obrigação contida no termo de compromisso caracteriza vínculo de emprego do educando com a parte concedente do estágio para todos os fins da legislação trabalhista e previdenciária. A realização de estágios, nos termos da Lei, aplica-se aos estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no País, autorizados ou reconhecidos, observado o prazo do visto temporário de estudante, na forma da legislação aplicável. As atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais da vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob responsabilidade e coordenação da instituição de ensino.

Essas considerações fazem com que o estágio seja analisado como parte integrante da formação educacional e profissional do estudante, ambas garantidas pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96 (LDB), contemplando, assim, a aplicação prática das teorias aprendidas em sala de aula. Outro ponto de destaque é a diversidade das oportunidades de estágio, ou seja, são oferecidas, por empresas e entidades afins, nas mais diversas áreas de formação, o que garante uma grande abrangência para a qualificação dos mais diversos profissionais requeridos pelo mercado de trabalho. Essa inserção do estudante em um ambiente real de trabalho busca adequá-lo às exigências do mercado, familiarizando-o com o contexto empresarial e suas atividades na sua futura profissão. Assim, o estágio funciona como formador de Recursos Humanos para as empresas e outras instituições, o que é fundamental para o seu desenvolvimento e crescimento contínuo. Mais do que formar Recursos Humanos, o estágio busca a formação de Talentos, que serão a base para o desenvolvimento dos futuros líderes do país. Todavia, para que tudo isto seja possível, o estágio deve ocorrer na área de formação do aluno, sendo adequado ao semestre que se está cursando, permitindo uma atuação prática na área de sua futura formação. Outro fator importante neste aspecto é que todas as partes envolvidas devem buscar a promoção de um estágio de qualidade, tendo cada um, desta maneira, responsabilidades específicas.

Quais os tipos de Estágio?

Há muita confusão sobre a nomenclatura utilizada na área de estágio. Fala-se, erroneamente, de estágio curricular e não-curricular ou de estágio formal e informal. Esses conceitos não condizem com a realidade, uma vez que, sendo o estágio uma forma de completar a educação do estudante, ele deve proporcionar aprendizagem ao aluno na sua área de formação, tendo que ser curricular e formal. Assim, o que existe é o estágio curricular obrigatório, que está previsto na grade de matérias do curso de formação do aluno, e o estágio curricular não obrigatório, que não conta créditos para a formação do aluno, mas que possui uma grande importância para a sua formação. Observação: Não existe Estágio Extra Curricular, pois todo estágio precisa estar condizente com a realidade do curso ao qual o estudante está vinculado.

 

O Curso de Arquitetura e Urbanismo tem carga-horária de 3.623 horas/relógio realizado em 10 (dez) semestres.

As aulas são ministradas de segunda a sexta-feira das 19h03min às 22h40min, com oficinas de estudo (aulas de reforço, facultativas aos sábados).

Encargos Educacionais Graduação 2018

O número mínimo de créditos a cursar é 4 (1 disciplina) desde o 1º semestre do curso.

Valores para alunos novos, para informações sobre valores de veteranos acessar portal do aluno.

Tabela de valores líquidos, consultar valores brutos.

O boleto bancário deve ser emitido, ao final de cada mês, SOMENTE pelo portal do aluno.

 

Ensino de qualidade com preço diferenciado.

Acesse o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais e os Editais do Programa de Incentivos

 

Em manutenção

O Trabalho de Conclusão de Curso no que couber a legislação vigente consiste em pesquisa individual orientada, relatada sob a forma de um artigo científico, em qualquer área de conhecimento do Curso.

Os objetivos gerais do Trabalho de Conclusão de Curso são os de propiciar aos alunos do curso de graduação a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estimulo à produção científica, à consulta de bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica.

Os artigos deverão ser inéditos, ou seja, não terem sido publicados em qualquer órgão editorial.

O Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido sob a orientação de um professor do Curso.

O Trabalho de Conclusão de Curso é atividade de natureza acadêmica e pressupõe a alocação de parte do tempo de ensino dos professores à atividade de orientação, na forma prevista nas normas internas.

Considera-se aluno em fase de realização do Trabalho de Conclusão de Curso, aquele regularmente matriculado na disciplina respectiva, pertencente ao currículo do Curso de Graduação.

O artigo científico, expressão formal do Trabalho de Conclusão do Curso, deve ser elaborado considerando-se:

I -    na sua estrutura formal, os critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT sobre documentação, no que forem eles aplicáveis;

II -   no seu conteúdo, a vinculação direta do seu tema com um dos ramos do conhecimento, preferencialmente aqueles identificados pelas disciplinas ofertadas no currículo.

Os artigos deverão ser elaborados de acordo com regulamento de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos da Faculdade São Francisco de Assis.

A versão definitiva do Trabalho de Conclusão de Curso deve ser encaminhada à Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso em 2 (duas) vias, além dos demais requisitos exigidos neste Regimento.

Acesse o Manual de Normas e Apresentação de Trabalhos Escolares