Introdução ao Monitoramento e Análise de Redes Sociais

Curso:

O curso busca oferecer subsídios para entender o funcionamento e estrutura das redes sociais, fornecer noções do que é e como se aplica monitoramento de mídias sociais e de análise de redes sociais. O curso é voltado aos profissionais das áreas de marketing, gestão, publicidade, jornalismo e relações públicas, indicado para profissionais que atuam ou desejam ampliar seus conhecimentos na área das mídias sociais, marketing digital e para empreendedores e profissionais liberais que precisam fazer o seu próprio marketing com auxílio das redes sociais na internet.

 

Justificativa:

É indiscutível a atual importância do marketing em sites de redes sociais. As pessoas conversam e compartilham de conteúdo de modo como nunca antes foi possível. Isso revolucionou a comunicação e abalou fortemente os negócios, que foram obrigados a se desdobrar para enfrentar essa realidade. O impacto da plataforma digital trouxe mudanças nunca antes vistas em nossa sociedade. A revolução é de comunicação e perpassa todo o ambiente de negócios afetando comportamento, atitudes, formas de socialização, bem como novos estímulos mercadológicos e suas decisões de compra.

Esse curso visa preparar o aluno para conhecer as funcionalidades dos principais sites de redes sociais do mundo – os consolidados e os emergentes –, suas peculiaridades, a etiqueta de cada um e como o marketing pode se aproveitar disso para agregar valor às marcas.

 

Objetivos:

Capacitar o aluno para atuar em redes sociais e canais de relacionamento planejando, gerindo e monitorando conteúdos estratégicos quando da representação de empresas/clientes.

 

Conteúdos Programáticos

Carga horária

Dia

Introdução a Cibercultura: Cibercultura e suas características, As Redes como estrutura básica do ciberespaço, Identidade e cibercultura, Comunidades virtuais, Redes sociais, Laços sociais, Capital Social.

5h

21/novembro

Mídia Social, sites de redes sociais, Públicos em Rede, Conversação Mediada pelo Computador

5h

22/novembro

O marketing e o Marketing Digital. Possibilidades de divulgação através do digital. Marketing em redes sociais.

5h

28/novembro

Monitoramento e ARS (Análise de Redes Sociais) Métricas. Monitoramento e programas.

5h

29/novembro

Tópicos da Convergência: Relação entre internet e os meios tradicionais: convergência, transmídia, hipermídia, crossmidia, coolhunting.

5h

6/dezembro

 

Bibliografia:

BRASIL, A. O fim da televisão como a conhecemos. Online. 2006. Disponível em: www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/comuniquese__31793 Acesso em: 28 Mar. 2014.

BOYD, D. Social Network sites as Network Publics: Affordances, dynamics, and Implications. In Network Self: Identily, Community, and Culture on social network Sites. CIDADE:. Zizi Papacharissi, 2010.

CASTELLES, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.

GABRIEL, Martha. Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2010.

JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph. 2009.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RECUERO, R. A conversação em rede: Comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2012

PROULX, M.; SHEPATIN, S.Social TV: how marketers can reach and engage audiences by connecting television to the WEB, social media and mobile. Haboken, New Jersey: John Wiley& Sons, Inc, 2012.

 

Professores:

Profª Mestre Renata Oliveira

Profº Rafael Acosta

 

Investimento para o Curso (25 horas/aula)

R$ 200,00 que poderão ser pagos em até 4 parcelas de R$ 50, com boleto bancário.

 

Certificação

Será emitido um certificado do Curso de Extensão (25 horas/aula) aos participantes que tiverem um mínimo de 75% de frequência.

 

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